O CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil já está recebendo crianças e jovens de zero a 18 anos que sofrem de transtornos psiquiátricos, inclusive Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento é multiprofissional e conta com psiquiatra infantil, enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional, além de farmácia e equipes educacional e administrativa.
A nova unidade foi inaugurada nesta manhã de segunda-feira (10/02) pelo prefeito Marcus Melo, na rua Doutor Antônio Cândido Vieira, 556, no Centro, onde funciona também o Centro de Saúde Mental, nova nomenclatura para o antigo ambulatório. “O trabalho da Prefeitura é para que toda mãe tenha acesso ao atendimento adequado para o seu filho e aqui teremos uma equipe de profissionais capacitados para cuidar dessas crianças com todo carinho e dedicação”, explicou o prefeito. A equipe será complementada com um fonoaudiólogo que está em fase de contratação.
O novo equipamento terá capacidade de atender até 50 crianças e adolescentes por dia (25 no período da manhã e 25 à tarde), de acordo com a demanda. “O CAPSi funciona de portas abertas, ou seja, qualquer criança ou adolescente que tenha algum tipo de sofrimento mental pode comparecer para o acolhimento e uma avaliação da nossa equipe”, informou a médica psiquiatra e coordenadora da Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde, Aline Correia Souza de Matos.
O novo imóvel abriga também o Centro de Saúde Mental, que substitui o antigo Ambulatório Municipal de Saúde Mental com a oferta de consultas e atendimentos para adultos em Psiquiatria. O trabalho é realizado por médicos (psiquiatras e clínicos gerais matriciados), psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos. A unidade conta, ainda, com uma farmácia especializada para entrega e aplicação de medicamentos.
Serviço
CAPSi e Centro de Saúde Mental
Endereço: rua Doutor Antônio Cândido Vieira, 556, no Centro
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas