A Prefeitura de Poá está instalando gaiolas em aço galvanizado dentro dos bueiros para impedir que o lixo trazido pela água das chuvas chegue até os córregos e rios. O objetivo é reforçar o combate às enchentes na cidade. O prefeito Saulo Souza acompanhou o início dos trabalhos na quinta-feira (23), na região central, e afirmou se tratar de um projeto piloto que está sendo implantado no município, especialmente em regiões onde há riscos de alagamento.
“Estamos investindo em inovação para tornar Poá uma cidade cada vez mais preparada para enfrentar os efeitos das fortes chuvas, minimizando assim os riscos de enchentes. Com esse equipamento evitamos que o lixo ou entulho possam ir para o leito de córregos, de rios e na rede de esgoto”, frisou o chefe do executivo. Segundo ele, apesar de ser inédita na cidade, esta ação já foi realizada em outras cidades com resultados bastante positivos. “O que é bom e deu certo em outros municípios nós vamos copiar e trazer para Poá”, acrescentou.
As primeiras instalações das gaiolas foram feitas na região central. A expectativa é que nos próximos meses outros equipamentos estejam em operação espalhados em bueiros da cidade, principalmente em pontos mais sujeitos a alagamentos. “Esses equipamentos vão auxiliar a fazer a manutenção preventiva. Nossas equipes vão poder fazer a limpeza com mais agilidade e de uma forma simples, sendo uma medida mais rápida e menos burocrática do que fazer o desassoreamento dos rios e córregos, por exemplo, onde dependemos de licenças ambientais e os processos são mais demorados”, explicou.
A iniciativa faz parte do choque de gestão na zeladoria que está sendo realizado pela nova gestão. Entre as medidas adotadas até o momento estão a identificação e limpeza dos pontos de descarte irregular de resíduos, capinação das vias, manutenção da iluminação pública e o desassoreamento do piscinão, outra ação inédita na cidade . “Já removemos mais de 500 caminhões de lodo e resíduos do interior do reservatório, que estavam impedindo seu funcionamento com a capacidade máxima. E assim vamos seguir trabalhando. Na nossa gestão não queremos nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar. Essa é a nossa missão”, finalizou o prefeito.