A Prefeitura de Suzano e o governo do Estado anunciaram na manhã deste sábado (09/03) a autorização para as obras de construção do campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec), que será instalado entre as avenidas Paulista e Mogi da Cruzes, no Jardim Monte Cristo. A confirmação do início dos trabalhos ocorreu durante a entrega de 480 apartamentos do Vila Ravena, sendo 150 por meio do programa estadual “Casa Paulista”, com as presenças do governador Tarcísio de Freitas; do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); o deputado André do Prado; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; e da superintendente do Centro Paula Souza, entidade responsável pelas Fatecs, Laura Laganá.
Para que o prédio esteja pronto, haverá um investimento do Poder Executivo estadual da ordem de R$ 23.971.361,14, que vai culminar na criação de 12 salas de aula, seis laboratórios e salas de apoio, de administração e dos professores. No total, a unidade terá 4,1 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 10,8 mil metros quadrados. Tudo para receber os cursos de Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores.
O anúncio do início das obras foi recebido com entusiasmo pelos novos moradores dos apartamentos, que também poderão, após a conclusão, estudar na futura Fatec, como bem lembrou o prefeito. “Suzano está mudando a cada ano, para melhor, e isso é fruto do nosso trabalho junto com os nossos parceiros, em especial o governo do Estado, a Alesp e a nossa Câmara Municipal. Todos vêm nos ajudando muito. E agora, com esse presente que recebemos, que é a construção da Fatec, nossa cidade vai avançar ainda mais. Será uma grande uma oportunidade para se graduar no ensino superior com qualidade e gratuidade”, apontou Ashiuchi.
O presidente da Alesp destacou que a Fatec estará acessível aos suzanenses sem a necessidade de ir para outra cidade. “Este é um sonho que se concretiza, por isso quero agradecer ao Centro Paula Souza por todo o empenho. É uma grande conquista que não podemos esquecer e depois de um grande trabalho junto ao governo do Estado, vamos ter uma unidade da Fatec em Suzano. Tenho certeza de que muitos suzanenses vão se formar com qualidade e encontrar bons empregos, contribuindo com a economia e auxiliando no crescimento do município”, ressaltou André do Prado.
Já o governador explicou que, embora o prazo para conclusão seja de dois anos, tentará acelerar a construção da obra. “É um dia especial, porque está chegando o aniversário de 75 anos (de emancipação político-administrativa) de Suzano e essa ordem de serviço vem como um presente para a cidade. São cursos modernos e importantes. Estamos investindo em formação profissional e dando ferramentas para que nossos jovens possam vencer na vida. Temos aproximadamente dois anos de obra, mas vamos acompanhar o andamento para que a construção seja entregue em menos tempo e a Fatec de Suzano possa funcionar o quanto antes”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Demais anúncios
O segmento educacional não foi o único a ser destacado no evento. Durante a entrega dos apartamentos foi confirmada para a próxima semana uma reunião com os prefeitos do Alto Tietê sobre as tratativas para construção da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), com a possibilidade de discussão sobre o projeto executivo do traçado, e a transformação da Companhia de Ações Especiais (Caep), da Polícia Militar, em Batalhão de Ações Especiais (Baep), que deverá ocorrer em breve. “São muitas boas notícias para Suzano e para região e agora não podemos parar. Vamos em frente para construir uma cidade cada vez mais moderna, com formação de qualidade, escoamento da nossa produção, segurança e moradia para todos. Tenho certeza de que estes são alguns dos pilares para que nosso município possa avançar ainda mais. Mas não posso esquecer do nosso sempre deputado estadual Estevam Galvão, que batalhou muito por essa Fatec. Sem a atuação dele enquanto estava na Alesp, essa autorização para as obras não teria acontecido”, finalizou o prefeito.