Choveu 55 mm em apenas 30 minutos
A chuva da quinta-feira (19) deixou bairros alagados e extravasaram o rio e córregos em Itaquaquecetuba. Com pronta resposta, as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Urbanos chegaram com botes e o maquinário necessário para o atendimento à população atingida e para evitar maiores estragos quando chover novamente.
Os córregos que extravasaram foram os da Vila Japão, Jardim Tropical e Jardim Ipê. O Rio Tietê transbordou na altura do bairro Maria Augusta, além dos alagamentos causados nos bairros Tipoia e Rio Abaixo. O cuidado também foi concentrado na queda de um muro no Jardim Maragogipe, queda de árvore na Chácara Coqueiro, queda de galho sobre uma residência no Maria Augusta, risco de desabamento no Paineira e desabamento de talude no Piratininga.
Não houve vítimas e nem desabrigados ou desalojados e os serviços de rescaldo continuam nesta sexta-feira (20). “Estamos com equipes e máquinas na rua para a limpeza de córregos, bueiros e todo o trabalho necessário para a população”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira.
O coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, explicou que os transtornos aconteceram por causa da concentração de chuva em um tempo curto. “Temos realizado serviços de manutenção nos córregos, assim a água flui rapidamente, mas a quantidade de 55 milímetros em apenas meia hora é muita coisa, os córregos e rios não comportam. Mesmo assim fizemos um atendimento emergencial rápido e eficiente.”
“Conhecemos o histórico desta época, com isso realizamos podas e capinações, limpezas de córregos e bueiros, além de manter a população atenta, com informações e orientações constantes de prevenção”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199 e os moradores devem ir para áreas seguras.
*Fotos: Divulgação*