A Prefeitura de Taubaté deu mais um passo rumo à inovação e à modernização da gestão municipal com o lançamento do programa Smart Taubaté, voltado à construção de uma cidade mais segura, inteligente e colaborativa.
A primeira iniciativa é o projeto Sentinela, que, por meio do uso estratégico da tecnologia e da participação cidadã, vai possibilitar que moradores, empresas e condomínios contribuam voluntariamente com imagens de seus sistemas de monitoramento, fortalecendo as ações preventivas e de investigação das forças de segurança do município.
O projeto, regulamentado pelo decreto municipal 16.051/2025, permite que interessados façam adesão formal com total respeito à legalidade, à privacidade e à proporcionalidade. As imagens serão utilizadas exclusivamente pelo Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal para apoiar investigações, gerar alertas em tempo real e subsidiar análises técnicas sobre segurança pública.
Uma das inovações do projeto é a possibilidade de que locais com controle de acesso de veículos integrem seus sistemas ao CGI (Centro de Gestão Integrada).
A iniciativa reforça os pilares do Plano Diretor de Tecnologia da Informação para Cidades Inteligentes de Taubaté. O objetivo do programa é transformar a administração pública a partir de inovações, como aplicativos de serviços, geolocalização rural, um novo portal da prefeitura, gestão integrada de dados e monitoramento urbano.
Para o prefeito Sérgio Victor, o projeto fortalece a segurança por meio da colaboração ativa entre poder público e sociedade.
“Em Taubaté, somos parceiros do Estado para garantir a segurança pública, fortalecendo ainda mais com a participação da população. O Sentinela cria uma rede inteligente de apoio às forças de segurança, aproximando Taubaté da realidade das cidades inteligentes.”
O secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Danilo Velloso, destaca:
“A inovação está no DNA do Smart Taubaté. Com o Sentinela, aplicamos inteligência e tecnologia de forma colaborativa para alcançar melhores índices de segurança.”
Já o secretário de Segurança Pública, Capitão Souza, ressalta que a iniciativa reforça a capacidade operacional da Guarda Civil Municipal. “Estamos ampliando nosso campo de visão com a ajuda da sociedade, sempre dentro da legalidade. É uma tecnologia que salva vidas.”
Como participar
Os interessados podem obter mais informações e realizar o cadastro no site da Prefeitura de Taubaté, através do Protocolo Online 1Doc, selecionando o assunto “Projeto Sentinela – Cooperação” e anexar a documentação exigida.
No caso de pessoa física, é necessário anexar a documentação pessoal, como documento de identidade com CPF, comprovante de residência e o Termo de Cooperação – Projeto Sentinela com assinatura digital válida e verificável (GOV.BR ou equivalente/superior).
Para a pessoa jurídica, é obrigatório anexar CNPJ, comprovante de endereço da empresa, cópia do registro comercial, alvará de funcionamento da empresa, o termo de cooperação e a documentação pessoal dos responsáveis.