Teve início hoje (28/04), no Dia Mundial da Educação, o ciclo formativo virtual do programa Melhoria na Educação, dedicado aos gestores das redes municipais de Educação da região. O programa é fruto de parceria entre o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, por meio da Câmara Técnica de Educação e a Fundação Itaú Social. Neste primeiro encontro, conduzido pela Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, foram abordados os desafios e os caminhos para a Educação no primeiro ano de mandato, além da colaboração intermunicipal no âmbito do consórcio.
Convidado especial, o educador e ex-secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério de Educação, Binho Marques pontuou os principais desafios dos gestores atuais em questões relacionadas à escassez de recursos, ao cumprimento de legislações, ao combate às desigualdades educacionais, o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), a necessidade de preparo dos profissionais para ensino remoto, entre outros desafios.
“Toda gestão pública possui adversidades e, para superá-las, não há soluções prescritas. É preciso realizar uma gestão sintonizada com o que deve ser feito, com coesão na equipe, sem perder o foco, sem desperdício de energia, recursos e tempo”, disse. O educador falou ainda sobre os caminhos para superar as adversidades. “Mudar este contexto de limitações pelo qual estamos passando não é uma escolha. Diante disso precisamos trabalhar com as condições que dispomos, construindo um planejamento estratégico ajustável, que é um instrumento de gestão indispensável para enfrentarmos os desafios”, destacou.
O encontro contou ainda com a participação do ex-superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), Wilber Rossini, que compartilhou a experiência desenvolvida junto à Câmara Técnica de Educação do CODIVAR com a discussão e cooperação intermunicipal nas ações de enfrentamento à pandemia com foco na Educação.
“A Câmara Técnica de Educação tem uma grande potencialidade e transversalidade e é uma oportunidade para os gestores compartilharem suas dores, buscando alternativas em meio aos desafios, cooperando uns com os outros, mesmo diante das diferenças entre os municípios”, disse.
Para o coordenador da Câmara Técnica de Educação, Leandro Bassini a parceria do CONDEMAT com o Itaú Social e Oficina Municipal fortalecem a Educação da região. “São duas instituições de grande peso no cenário brasileiro, que pensam em educação, que pensam em inclusão e vêm para agregar conhecimento com formação do quadro técnico dentro do consórcio”, avaliou.
O programa Melhoria na Educação será desenvolvido ao longo do ano com o objetivo de oferecer formação às equipes gestoras das secretarias municipais de Educação dos 12 municípios do CONDEMAT com base em quatro eixos estratégicos: Gestão da Educação na Pandemia; Gestão Orçamentária da Educação Municipal; Gestão da Educação em Consórcios e Transição da rede municipal para a estadual.
O presidente do CONDEMAT, prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou a primeira atividade formativa e definiu a parceria como um marco histórico na região, com grande potencial para servir de exemplo para todo o país.
“Esta parceria social público-privada que visa a transformação na vida das pessoas através da Educação com qualidade e oportunidades iguais para todos, nos dá condições de construirmos um grande case de sucesso não somente para o Estado, mas também de levarmos este exemplo para todo o país”, destacou o presidente do CONDEMAT, prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O próximo encontro formativo do Melhoria na Educação acontece amanhã e abordará a percepção das famílias em âmbito nacional, estadual e territorial