Home Cidades Pró-Criança de Arujá: um sonho da população arujaense que logo se tornará realidade

Pró-Criança de Arujá: um sonho da população arujaense que logo se tornará realidade

por Texto Divulgação

“Gosto de parafrasear aquele ditado de que ‘um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado por muitos se torna uma realidade’. E estamos cada vez mais perto de concretizar esse grande sonho que é, finalmente, ter um Pró-Criança na nossa Cidade”, citou o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, ao visitar nesta quarta-feira (02) a construção do Pronto Atendimento infantil, que funcionará 24 horas, na Vila Riman.
Ao lado do secretário-adjunto de Saúde, Danilo da Silva Santos, e dos trabalhadores que atuam nas obras, o chefe do Executivo Municipal explicou que o Pró-Criança terá um pavimento, com 500 metros quadrados, mais de 20 salas de atendimento com consultórios, sala de curativos, de aplicação de medicamentos, raio-x, sala de gesso, leitos para internação/observação e sala de urgência, entre outras dependências. “Iremos atender cerca de 5 mil crianças por mês, do 0 aos 14 anos de idade, e estendo meus agradecimentos ao deputado federal Marco Bertaiolli, que destinou emenda parlamentar para possibilitar essa construção”, destacou o prefeito Camargo.
As obras do Pró-Criança, segundo acrescentou o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, estão orçadas em, aproximadamente, R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões oriundos da verba enviada por meio da emenda do deputado. No equipamento público haverá, além dos consultórios e atendimentos de emergência e raio-x, aparelhos de ultrassonografia e exames de análises clínicas. Hoje, as crianças são atendidas no Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Parque Rodrigo Barreto e, com o Pró-Criança, esses atendimentos serão praticamente transferidos para a nova unidade. “Em média, nas crianças realizamos na Cidade, por mês, mil raio-x, 18 tomografias (que são feitas, atualmente, no Pronto Atendimento – PA Central), 1.500 exames de análises clínicas e temos cerca de 45 pacientes infantis internados ou em observação, com uma transferência a cada três dias para unidades referenciadas na região, quando há necessidade. Então, a ideia é que os atendimentos e principais exames sejam centralizados no Pró-Criança, assim que este ficar pronto”, explicou.
Fato é que a população arujaense, que há anos carecia desse tipo de serviço infantil especializado, terá, até o primeiro trimestre de 2024, uma unidade nova do Pró-Criança, perto da área central e do novo prédio do INSS (que também está em construção), exclusiva para atender esse público e garantir maior tranquilidade dos pais. “É um sonho nosso e da família arujaense que está prestes a ser realizado”, finalizou o prefeito Dr Camargo.

Postagens relacionadas