Monitoramento teve por objetivo garantir que os valores corretos sejam passados aos condutores
O Procon de Itaquaquecetuba realizou, nesta semana, a “Operação do Preço Justo” para vistoriar postos de gasolina após a redução do preço dos combustíveis anunciada na última semana pela Petrobrás. A ação teve por objetivo garantir que os valores corretos sejam passados aos condutores.
As equipes de fiscalização visitaram 34 estabelecimentos e coletaram os valores repassados de diesel e gasolina, com média geral de R$ 5,10 e R$ 4,99, respectivamente. A fiscalização ainda constatou que, em alguns postos, o preço dos combustíveis sequer estava visível.
“É uma grande e importante operação de monitoramento organizada pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Nossas equipes estão mobilzadas para garantir o direito do consumidor, sobretudo quando se trata de combustível, que tanto interfere no dia a dia da população”, disse o diretor do Procon municipal, Heitor Bera.
As precificações dos combustíveis foram encaminhadas para análise da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que, em conjunto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, apresentarão o Relatório de Monitoramento da Precificação dos Combustíveis na próxima terça-feira (30).
“Queremos identificar possíveis injustiças aos consumidores e orientar os responsáveis pelos estabelecimentos.
Estamos atentos para que todos os postos estejam de acordo com o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor”, acrescentou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
“Itaquá é uma cidade que anda de acordo com a lei e é justo que nossos munícipes sejam compensados com isso na prática, pagando o valor correto do combustível. Vamos monitorar todos os postos para garantir que nenhum motorista esteja sendo enganado”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Divulgação