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Procon de Itaquaquecetuba orienta sobre chamadas indesejadas

por Douglas Spada

As ligações de telemarketing atrapalham a vida das pessoas, por isso o Procon de Itaquaquecetuba está auxiliando o consumidor a evitar essas chamadas. Ofertas de produtos, serviços e cobranças via WhatsApp e SMS são proibidos em todo o estado de São Paulo. Essas regras são atualizadas pela Lei nº 17.334/2021.

Uma das opções é o site “Não me perturbe” (www.naomeperturbe.com.br), sistema que a Anatel criou para atender esse tipo de demanda dos clientes. Dessa maneira, operadoras de telefonia móvel e fixo, TV por assinatura, internet e instituições financeiras ficam proibidas de entrar em contato com o número cadastrado, mas passa a funcionar após 30 dias do cadastro. O bloqueio do número diretamente no próprio aparelho é uma das opções também.

De acordo com o diretor do Procon, Heitor Bera, as pessoas perdem muito tempo com ligações para venda de produtos que, muitas vezes, sequer atingem o interesse do proprietário da linha. “O consumidor não está em busca de serviços ou produtos e isso atrapalha. Muitas ligações ocorrem durante o expediente, à noite ou em horários inapropriados. O consumidor não é obrigado a passar por isso.”

Já o secretário de Governo, Marcello Barbosa, responsável pelo departamento, fala sobre a importância de informar a população. “Temos o dever de informar que o cidadão não precisa ser incomodado com ligações de telemarketing”, disse. “Essas ligações são incômodas e a Lei está aí para ser seguida e se não for respeitada, o munícipe pode acionar o Procon”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

O atendimento do Procon acontece na rua Dom Thomaz Frey, 89 – centro, das 9h às 16h. Os munícipes também podem entrar em contato pelo telefone 4642-2005 ou por e-mail proconitaqua@gmail.com.

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