Unidade desenvolveu ações de conscientização sobre consumo online, entregas por delivery, Dia dos Namorados, Black Friday, entre outras
O Procon de Suzano registrou um aumento de 50% nas resoluções imediatas dos problemas dos consumidores que procuram o órgão municipal, por meio do atendimento preliminar, ao longo de 2021 na comparação com o ano passado. Houve ainda um crescimento justificável em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) de 7% na abertura de reclamações.
Para a advogada e diretora do órgão municipal, Daniela Itice, este resultado veio como um reflexo da alta nas compras online. “Com isso, as orientações e informações tiveram uma atenção especial nesta modalidade de consumo, bem como nas diversas possibilidades de golpes advindos, a exemplo de sites falsos, empresas inexistentes, entre outros”, relatou.
A equipe do Procon foca em campanhas de conscientização desde o início de 2021: preços de materiais escolares, informações a respeito de matrículas, volta às aulas, orientações sobre delivery, compras online e ações em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc. A medida conseguiu atender, em média, 1.430 munícipes.
Dando enfoque a outro destaque neste ano, o Procon de Suzano realizou fiscalizações especiais pelas principais lojas de varejo do centro da cidade e do Suzano Shopping durante a Black Friday. O objetivo foi coibir e, se necessário, autuar estabelecimentos que estivessem com irregularidades e promovendo práticas abusivas, além de orientar os lojistas.
“É sempre importante que os consumidores estejam cientes da prática de preços dos estabelecimentos, para que possam entrar em contato no caso de sentirem que seus direitos foram violados e ter o pleno conhecimento deles enquanto clientes para devolverem, trocarem ou até mesmo pedirem reembolso de produtos”, finalizou Daniela.