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Professora de Guararema é reconhecida pelo Prêmio Educador Transformador

por Texto Divulgação

Neste mês de abril, a Educação de Guararema recebeu mais um prêmio: o Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação Infantil, com o Projeto “Inventário das Plantas Medicinais”. Desenvolvidas pela Professora Cíntia Prado da Mota Cruz, as atividades envolvem os alunos do Jardim II da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paratei-Galeto.

Considerada “a segunda mais transformadora do Sudeste do Brasil” na etapa regional do evento, a iniciativa é duplo motivo de orgulho para a Rede Municipal de Ensino de Guararema, já que também venceu a etapa estadual da segunda edição da premiação realizada pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.

Seguindo metodologia de ensino aprendida nas formações do Programa A União Faz a Vida, da parceria com a instituição financeira Sicredi Progresso, o foco está na educação integral a partir da curiosidade das crianças. Tudo consiste na compreensão da importância das plantas medicinais para uma vida saudável na Terra.

 O início se dá com uma roda de conversa sobre o dia a dia. Entre os temas estão o chá, bebida preparada por meio da infusão de folhas secas. Quando uma das crianças perguntou se chá poderia ser considerado remédio, a Professora Cíntia Mota deu início a uma pesquisa.

Ela se debruçou a conhecer e compreender as características da comunidade local, que é considerada de zona rural, onde muitas crianças possuem contato com a natureza, e oportunizou, por meio da metodologia de projetos, que as crianças e familiares realizassem a observação, coleta, pesquisa e registros fotográficos dentro de suas vivências a respeito dos tipos de plantas medicinais que são de conhecimento da comunidade.

Para melhorar a compreensão dos alunos, apresentando informações e construindo uma maior familiaridade das crianças com o tema, a turma do Jardim II visitou a Escola da Natureza Francisca Lerario, que tem um espaço especial que trata justamente dessa temática. É o “Canteiro culinário-medicinal do Domingos”, que permite ao aluno assumir um papel de importância na própria aprendizagem, de forma participativa e ativa.

Em resumo, no Projeto “Inventário das plantas medicinais”, considerando o gosto das crianças, que se mostraram apreciadoras de chás, foi oportunizado o contato com diversos tipos de plantas medicinais, bem como a explicação sobre os benefícios que as plantas medicinais produzem na vida de todos os seres vivos.

“As crianças compreenderam que as plantas não só embelezam o ambiente, mas também podem servir de medicamento em casos de doenças, aprendendo na prática, que o conteúdo visto em sala de aula possui, de fato, uma aplicação concreta na sociedade”, conclui a Professora Cíntia Mota.

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