Professores do 5º ano da rede municipal de ensino de Bertioga receberam formação continuada no Barco-Escola ‘Arca do Saber’. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, ocorreu na segunda-feira, 15, e capacitou 12 professores pela manhã e 24 no período da tarde.
De acordo com Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental, a temática no manguezal tem água, tem lama, tem vida e tem trama visa chamar a atenção sobre a importância de cuidar deste ecossistema. Além disso, há uma troca de experiências e avaliação das atividades desenvolvidas pela equipe de educação ambiental para os alunos.
O objetivo dessa atividade é mostrar aos professores a importância pedagógica na educação ambiental do projeto Barco-Escola Arca do Saber.
Na quarta-feira, 17, os professores terão aula virtual com atividades preparadas pela equipe de educação ambiental para desenvolver com os alunos em sala de aula e reforçarem as atividades pós-treinamento.
Projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’
O Barco Escola ‘Arca do Saber’ é uma ação da Prefeitura de Bertioga, que conta com uma chalana com capacidade de transportar 37 pessoas. O roteiro dura duas horas de navegação pelo canal de Bertioga e pela Foz do Rio Itapanhaú.
Essa ação é direcionada aos alunos dos 5° anos das escolas municipais, sendo que também atende outras turmas das escolas públicas, escolas municipais, universidades e outras instituições pelo e-mail: barcoescolabertioga@gmail.com
O projeto existe desde 2013 e é fruto de uma parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).