Evento de terça-feira (28/02), no Mirambava, diplomou 81 servidores que possuem cargos de liderança nas escolas de Suzano
A Secretaria de Educação de Suzano e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) diplomaram, na tarde da terça-feira (28/02), as 81 lideranças de escolas municipais que participaram do curso de pós-graduação em Gestão Escolar oferecido pela instituição e pela prefeitura, que teve início no segundo semestre de 2021. O curso, intitulado “MBA em Gestão Escolar”, foi voltado a assistentes técnicos de área, supervisores de ensino, diretores, coordenadores pedagógicos e professores responsáveis por unidades escolares.
O evento ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, e do professor João Lins, diretor da FGV In Company, segmento da empresa especializado em oferecer soluções e expertise para educadores, que ficou à frente desse projeto. O responsável pela concepção do conteúdo programático do curso foi o ex-ministro da Educação José Henrique Paim, atual diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, que foi representado pela pesquisadora da instituição, Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.
A gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, foi a cerimonialista do dia. Ela discursou em nome da pasta e também como participante do curso. “É gratificante poder ver concluída uma ação tão grandiosa. Essa parceria tão frutífera irá reverberar na melhoria da condução dos processos dentro das unidades escolares municipais. Foi uma honra ver esse projeto acontecer”, sublinhou Renata.
Já o diretor da Escola Municipal Antônio Marques Figueira, Marcos de Oliveira, foi um dos primeiros a receber o diploma e ressaltou que a experiência foi marcante para todos, pois potencializa o valor profissional de cada um. “Nossa missão é marcar a Educação de Suzano. Nossa capacitação se une ao nosso amor pelo ensino e pelas crianças. Foi uma missão difícil, mas muito gratificante. Só faz a diferença quem quer e por isso nos dedicamos à essa causa”, pontuou Oliveira.
Por sua vez, a pesquisadora Maria do Pilar Lacerda, ministrou uma palestra para os diplomados, convidando os presentes para uma reflexão sobre a importância de valorizar o ensino público e destacando o poder de transformação que é a educação. “Ter essa equipe gestora qualificada é uma grande oportunidade de despertar a consciência sobre o papel do diretor e da diretora de escola. O poder de falar com os professores, desenvolver um ambiente de confiança e adotar um projeto pedagógico podem mudar um escola”, afirmou Pilar.
Durante a sua fala, o diretor da FGV In Company, João Lins, destacou o pioneirismo da cidade na preocupação com a qualificação de seus profissionais estratégicos no contexto da educação municipal. “Suzano foi o primeiro município que firmou uma parceria conosco para essa finalidade e, por isso, parabenizamos a prefeitura pela iniciativa. É uma contribuição imensurável para a melhoria da gestão nas escolas. São os profissionais que estão envolvidos nesse projeto que tem a capacidade de transformar as vida das pessoas”, reforçou o diretor.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que foi justamente o pioneirismo que permitiu a formatação do curso para as necessidades do município. “Conseguimos proporcionar uma formação que contemplasse as necessidades das nossas escolas, que teve a nossa cara, onde pudemos elaborar saídas e alternativas para as questões que enfrentamos no nosso cotidiano. Assim, foi possível coletar um grande conjunto de informações que pode até resultar na produção de um livro, para que possamos colocar em prática as ideias e os trabalhos de todos os envolvidos”, destacou o secretário.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou os participantes e ressaltou que a administração municipal continuará buscando as melhores formações ao corpo acadêmico da rede municipal de ensino. “Para mim, particularmente, é gratificante saber que esse grupo de profissionais da educação estão se formando em um curso viabilizado pela prefeitura e por essa instituição tão reconhecida nacionalmente que é a FGV. Um dos nossos trabalhos é sempre buscar as melhores capacitações aos professores e demais gestores da nossa rede municipal, vamos continuar batalhando para trazer mais formações e proporcionar isso aos nossos profissionais e, dessa forma, aprimorar ainda mais nossa rede de aprendizado”, finalizou o prefeito.
A formação
A aplicação do curso de Gestão em MBA na rede municipal, junto com o de “Trilha de Aprendizagem para Gestores Escolares”, é o resultado de dois anos de negociação entre a administração municipal e a FGV para que as iniciativas pudessem ser realizadas em Suzano. No total foram 750 bolsas para os servidores da Secretaria Municipal de Educação. O investimento da prefeitura para trazer os dois cursos para Suzano é da ordem de R$ 1 milhão.