Iniciativa da Prefeitura de Suzano garante avaliação oftalmológica e confecção de óculos para idosos e crianças
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, oficializou na tarde de segunda-feira (22/08), no Cineteatro Wilma Bentivegna, o lançamento do Programa Boa Visão 2022. A iniciativa, que garante avaliação oftalmológica e confecção de óculos a idosos e crianças, tem expectativa de alcançar 23 mil atendimentos. Após dois anos de atividades limitadas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desta vez a ação inova em parceria com o Lions Clube de Suzano.
Para a edição 2022, a iniciativa ganha o apoio da entidade, que vai fornecer uma van especialmente equipada para o atendimento oftalmológico em pontos específicos para o público da melhor idade e assegurar mais acessibilidade. De acordo com o representante do Lions Clube, Luiz Carlos Prado, o equipamento cedido já se encontra na sede suzanense para iniciar a operação nas próximas semanas.
Os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Educação, Leandro Bassini, comemoraram a conquista e destacaram a importância do programa. “Este é um trabalho que mobiliza toda a administração, especialmente nossas equipes de saúde. A van equipada vem para fortalecer a atividade e garantir ainda mais agilidade às avaliações oftalmológicas, que também nos ajudam a diagnosticar doenças oculares passíveis de cirurgias e outros tratamentos por meio da rede municipal”, explica Ishi.
Bassini, por sua vez, parabenizou o Saspe e o Fundo Social, liderados por Larissa Ashiuchi. “Durante o período da pandemia, seguimos atuando de maneira limitada, acolhendo demandas pontuais da Educação para que o desenvolvimento e o rendimento escolar de nossas crianças não fossem prejudicados”, relembrou.
A primeira-dama pontuou as expectativas para a edição do programa, com a previsão de atender 3 mil pessoas maiores de 60 anos e 20 mil crianças do G3 ao 3º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino e também do Sesi. “O Programa Boa Visão cumpre um papel determinante para a saúde ocular, em caráter preventivo, a fim de diagnosticar o quanto antes as deficiências da vista, garantindo assim mais qualidade de vida a partir dos óculos receitados. Agradeço todo o empenho da municipalidade e a parceria do Lions, que vem para fazer a diferença”, destacou Larissa.
Avaliação
A previsão é de que o programa se inicie com a avaliação do público idoso nos dias 25 e 26 de agosto, a partir das 8 horas, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro). No ato da inscrição serão solicitados documento pessoal com foto, comprovante de endereço recente, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, cartão do posto de saúde da rede municipal. A avaliação oftalmológica das crianças ocorrerá nas próximas semanas, nas próprias unidades de ensino.
O lançamento da edição deste ano do Programa Boa Visão contou com a participação da representante da Diretoria Regional de Ensino, Valéria França; da diretora do Sesi de Suzano, Fernanda Ferreira; dos vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, e Gerice Rego Lione; do ex-secretário de Saúde e médico oftalmologista Luis Claudio Guillaumon; da gestora do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira; da coordenadora do programa, Neide Franco de Lima; da coordenadora do programa na rede municipal de ensino, Sueli Stuchi; e da conselheira do Fundo Social de Solidariedade Maria Aparecida dos Santos Oliveira.
Também estiveram presentes os secretários municipais Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), André Chiang (Meio Ambiente), Alex Santos (Governo), Cintia Renata Lira (Administração), Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Elias Marques (Segurança Cidadã); o interventor da Santa Casa de Suzano, Sadao Sakai; e o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva.