O Rudge Ramos, tradicional bairro de São Bernardo, foi o escolhido para dar início a ampliação do Programa Cidade Linda de Viver. A partir desta quarta-feira (19) o projeto implantado pelo prefeito Marcelo Lima vai intensificar, principalmente, o trabalho de zeladoria no município, percorrendo os diversos bairros da cidade e promovendo melhorias em diversas áreas.
O programa passa a ser intersecretarial, expandindo a atuação e a gama de atividades ofertadas. Neste contexto, 10 secretarias estarão envolvidas nas intervenções, que vão desde a varrição da rua, readequação de sinalização de solo, passando por manutenção de pontos de ônibus, pela troca de iluminação e ações de segurança urbana.
“Nossa cidade foi mapeada e dividida em 19 macrorregiões que vão receber a ampliação deste programa, porque uma cidade mais feliz é um conjunto de fatores e, com esta ação, estamos construindo uma cidade bem organizada, sinalizada e melhor estruturada e aproximando a população dos principais serviços que a Prefeitura disponibiliza”, argumentou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo, destacou também a importância do trabalho em conjunto para garantir à população uma resposta rápida das ações. “Esse trabalho em conjunto é um esforço coletivo de garantir à nossa população uma melhor qualidade de vida. A determinação do prefeito foi assegurar o melhor cuidado enquanto zeladoria do bairro, assim como descentralizar os serviços essenciais da gestão.”
Durante os próximos 45 dias, o bairro será contemplado com diversas ações de melhorias, englobando as secretarias de Serviços Urbanos (com capina e roçada; varrição; pintura de guias; limpeza de bocas de lobo; poda de árvores; tapa buraco, além de manutenção de áreas verdes e equipamentos como quadras, academia ao ar livre, playground; de Obras e Projetos (com iluminação pública, inclusive, com apoio das concessionárias Sabesp (manutenção, quando necessário) e Enel, para otimizar os casos de poda de árvores que dependem de suporte técnico de equipes da empresa; da Saúde (com ações de conscientização sobre a dengue e distribuição de folhetos informativos); de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura (com ações pontuais como readequação de sinalização de solo, faixas de pedestres, lombadas, além de semáforos, limpeza e manutenção pontos de ônibus) e Defesa Civil (com orientação em casos de emergências, ações de monitoramento das elevatórias e piscinões, orientações com a distribuição de panfletos sobre inundação).
SERVIÇOS MUNICIPAIS – Além das intervenções estruturais, o bairro também vai receber ações específicas como força-tarefa das equipes do Programa Atende Bem para resolver as demandas dos moradores do bairro; atendimento móvel da Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública que faz a intermediação de empregos com a iniciativa privada; e atendimento móvel do Programa Tudo em Dia, que trata da flexibilização do pagamento de débitos fiscais com o município.
MAIS SEGURANÇA – Também faz parte da ação a expansão do patrulhamento na região Rudge/Vivaldi, rondas programadas nos principais pontos de ocorrências da região, além de pontos de estacionamentos nos principais eixos da região (Largo São João Batista, Praça Bruxelas e EMEBs).