Nesta quarta-feira (27), o CSE “Manoel Florindo Pereira”, no bairro Ipiranga, em Guararema, recebeu a cerimônia de conclusão da terceira etapa do Programa Prospera Família. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, o projeto consiste na oferta de oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional às mulheres que lideram famílias monoparentais.
Ao todo, 34 beneficiárias participaram da cerimônia, que teve a presença do prefeito de Guararema, o Zé, do secretário municipal Eduardo Moreira e também da diretora de Proteção Social Básica do município, Natália Campagnoli dos Santos.
“Com esta iniciativa, estamos proporcionando às famílias em situação de vulnerabilidade social a perspectiva de independência financeira a partir do empreendedorismo e do acesso à formação em diferentes áreas, que valorizam o talento de cada uma das mães”, resume o prefeito Zé.
Concluída nesta semana, a terceira etapa é focada em empreendedorismo, completando o ciclo de desenvolvimento humano iniciado na primeira e de qualificação profissional e desenvolvimento da cidadania abordado na segunda.
Por meio do programa, a Administração Municipal oferece cursos profissionalizantes e de apoio ao empreendedorismo, que auxiliam as participantes a montar o próprio negócio. Sendo assim, todas “tiveram a oportunidade de criar projetos de vida com os parceiros Centro Paula de Souza e Sebrae, que agregam conhecimento e incentivam o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, contando também com repasses financeiros por meio do Bolsa do Povo”, explica o secretário municipal Eduardo Moreira.
Em breve, informações sobre um novo ciclo do Prospera Família, que é voltado às líderes de famílias monoparentais com dependentes de 0 a 6 anos, renda mensal de R$210,00 por pessoa e Cadastro Único Federal atualizado, serão divulgadas no site oficial do Bolsa do Povo (https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/), ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.