Caminhões do projeto vão seguir com o atendimento nos 15 bairros atuais; já o Parque Santa Rosa, Jardim Vitória e Chácara Faggion recebam as equipes no final de semana
A programação da Operação Cata-Treco foi prorrogada até a próxima sexta-feira (21/05). Com isso, o projeto voltado para a coleta de materiais em desuso na cidade segue prestando atendimento aos 15 bairros atuais. A mudança no término do itinerário se dá devido à quantidade de inservíveis encontrada nas regiões contempladas.
Em continuidade ao cronograma, o primeiro caminhão segue recolhendo inservíveis nos bairros Jardim Alterópolis, Jardim Margareth, Jardim Gardênia, Recreio Sertãozinho, Jardim Chácara Mea, Jardim Santa Inês, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela, Veraneio Juruá e Vila Rica, do distrito de Palmeiras. Já o segundo circula no Jardim Belém, Jardim Amazonas, Jardim Dora, Jardim Ipelândia, Jardim do Lago e adjacências.
Já entre sexta-feira e sábado (21 e 22/05), as equipes acompanharão os serviços de manutenção nos bairros Parque Santa Rosa, Jardim Vitória e Chácara Faggion. A expectativa é que a região receba, além do cata-treco, zeladoria completa, desde varrição até pintura de guias.
Quem deseja descartar algum objeto, como móveis ou eletrodomésticos, deve deixar os itens na calçada em frente à sua residência, para que a equipe em circulação recolha. Recentemente o serviço também passou a contemplar o recolhimento de isopor vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada. O projeto não aceita restos de construção civil (entulho).
Os materiais obtidos pelo projeto vão direto para a Central de Triagem do Jardim Colorado, onde são repassados para a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que realiza no local a seleção, prensa e venda dos reciclados para empresas de logística reversa. Os objetos descartados pelos suzanenses são convertidos em renda para famílias cooperadas e em alimentos a serem doados para ações sociais do município.
O secretário municipal de Governo, Alex Santos, afirmou que as mudanças são naturais e previstas no planejamento do projeto. Segundo ele, a expectativa é que novos pontos da cidade recebam o serviço a partir da semana que vem. “As alterações no cronograma acontecem de acordo com a demanda de cada bairro. Conforme os agentes municipais encontram mais objetos em desuso nas ruas nós avaliamos a situação e, caso necessário, optamos por estender a circulação na região, de forma a dar todo o suporte necessário às comunidades”, concluiu.
A Operação Cata-Treco é uma medida da administração municipal para dar o destino correto a itens inservíveis que comumente são despejados em locais inadequados, o que causa prejuízos severos para o meio ambiente. Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.