Home Cidades Projeto de lei para reestruturação do plano de carreira da guarda municipal de Mogi

Projeto de lei para reestruturação do plano de carreira da guarda municipal de Mogi

por Texto Divulgação

O prefeito Caio Cunha assinou, na tarde desta quarta-feira (13/12), o projeto de lei para a reestruturação do Plano de Carreira da Guarda Municipal, que trará benefícios aos profissionais. O evento foi realizado no auditório do Cemforpe e contou com a participação de representantes da corporação.

A reestruturação do Plano de Carreira da Guarda Municipal estabelece novas regras para a progressão da categoria no quadro hierárquico, beneficiando e valorizando os guardas municipais. Com isso, também haverá valorização salarial para a corporação. O projeto de lei será analisado pela Câmara Municipal.

“Assumi o compromisso de corrigir injustiças históricas e, hoje, estou cumprindo com enorme satisfação. Para o servidor público essa é uma marca significante, aqui temos equipamentos, veículos, e o mais importante de tudo isso é que valorizamos pessoas. Assino hoje, um dos melhores estatutos de Guardas Municipais do Brasil. É um plano de carreira muito bem equalizado, que foi estudado, adequamos ao orçamento, ouvimos necessidades e expectativas. O dia de hoje ficará marcado na história de Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito Caio Cunha.

A reestruturação do Plano de Carreira faz parte de uma série de investimentos que a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando para valorizar e fortalecer o trabalho da Guarda Municipal. As ações compreendem investimentos no efetivo, na estrutura e em tecnologia.

“Além do investimento que a administração municipal vem fazendo em veículos e em equipamentos, foi priorizado o investimento nos guardas municipais. Quero agradecer à comissão que trabalhou para a elaboração da reestruturação pelas horas de serviço que foram dedicadas. A carreira da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes será a melhor do Brasil”, disse o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Priscila Yamagami, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, o vereador Mauro de Assis Margarido, o comandante da Guarda Municipal, Walter Siqueira, o vice-presidente da Associação dos Guardas Municipais Brasil, Ramon Soares.

Investimentos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de investimentos para melhoria da segurança no município. O destaque é a inauguração do Centro de Operações Integradas (COI), realizada em setembro.

Com investimento de cerca de R$ 23 milhões – incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento, como câmeras e a muralha eletrônica, – o COI reúne o monitoramento das câmeras da Prefeitura, da Muralha Eletrônica, além do setor de inteligência da Guarda Municipal.

A Prefeitura também instalou 40 totens de segurança em Mogi das Cruzes, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas escolas. As imagens também são monitoradas pelo COI. Eles possuem monitoramento com câmera de 360 graus e câmeras direcionais, além de um interfone em que a população pode acionar a Guarda Municipal para atendimentos de emergências.

Ainda na tecnologia, as câmeras de monitoramento antigas existentes na cidade foram substituídas por modelos mais novos e modernos. A Guarda Municipal também recebeu oito novas e 12 novas motocicletas.

Além disso, em março, 28 novos guardas municipais passaram a atuar em Mogi das Cruzes. Outro avanço foi a ampliação do efetivo da corporação, com a criação de 148 cargos. Atualmente, está em andamento o processo de contratação de 88 novos profissionais.

A Prefeitura também construirá o Canil Municipal, com investimento de R$ 663 mil. A Guarda Municipal já conta com dois cães (Romeu e Raio) que já estão atuando em ações da corporação.

 

Postagens relacionadas