Home Cidades Projeto de lei quer criar curso gratuito de redação para o Enem em São José

Projeto de lei quer criar curso gratuito de redação para o Enem em São José

por Texto Divulgação

Segundo o Ministério da Educação, dos 3,18 milhões de inscritos que prestaram as provas do Enem 2024 em todo o país, apenas 12 obtiveram nota máxima (mil pontos) na redação, sendo apenas um aluno de escola pública. A nota média na redação foi 660, 15 pontos a mais que a registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos.

Em São José dos Campos, a Câmara Municipal está analisando o projeto de lei 122/2025 que propõe a criação do curso gratuito “São José – Redação Nota 1000”, destinado a preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A iniciativa, de autoria do vereador Renato Santiago (União), visa oferecer suporte educacional especializado em técnicas de produção e interpretação textual a fim de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para os jovens do município.​

Se o PL for aprovado, o curso será voltado a estudantes do ensino médio das redes públicas municipal e estadual, e jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas ocorrerão em escolas municipais e a coordenação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, que poderá estabelecer parcerias para implementação, fornecer material didático e recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado,  além de definir critérios de inscrição.

O autor da proposta argumenta que “a redação tem um peso significativo na nota final do ENEM e, consequentemente, na conquista de vagas em universidades públicas e privadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)”. Segundo o parlamentar, a iniciativa valoriza o ensino público e “reforça o compromisso da cidade com a educação como instrumento de transformação social, promovendo oportunidades iguais para todos”.

O projeto está no prazo de emendas até esta sexta, 28 de março e passará pelas comissões Justiça, Economia e Educação, com prazo para os relatores até 11 de abril.

Postagens relacionadas