Trabalho desenvolvido pela pasta na iniciativa ‘Monitoramento do Cuidado’ foi destaque na categoria Atenção Básica à População
O prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (01/08), as servidoras responsáveis pelo projeto “Monitoramento do Cuidado” para parabenizá-las pela conquista de dois prêmios durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O trabalho feito pela Rede de Atenção à Saúde e pela Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) esteve representado por Magna Damasceno e Regina Raquel Rodrigues.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e da diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o chefe do Executivo recepcionou as funcionárias para agradecer o empenho e felicitá-las pelo resultado. Na ocasião, durante congresso realizado em Campo Grande (MS), o projeto suzanense ganhou duas premiações. Uma era do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e outra da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de uma menção honrosa.
Em ambos os casos, apresentados na “17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, a iniciativa de apoio e proteção recebeu o reconhecimento por suas experiências exitosas na área de Atenção Básica, conquistando a honraria do Prêmio David Capistrano, em homenagem a um dos mais conceituados especialistas da história da medicina brasileira.
Para a diretora de Atenção à Saúde, o reconhecimento é de todos os participantes. “É um trabalho conjunto, por isso eu ressalto a participação de todos das equipes que aceitaram o desafio e estão mostrando dia após dia que, com atenção e companheirismo com o cidadão, podem oferecer um apoio próximo em suas vidas”, relatou Flávia.
Segundo Magna, o serviço é integrado naturalmente às rotinas de trabalho dos profissionais, com apoio constante da pasta municipal. “Traçamos estratégias de promoção de saúde e prevenção à violência. Em certos casos, realizamos uma busca ativa para estabelecer contato com as vítimas em condição de risco. Essa é uma medida fundamental para ajudar as pessoas mais vulneráveis e encaminhá-las para o serviço de referência adequado, para que não sofram caladas”, concluiu.
Na visão do secretário, os prêmios conquistados são fruto do trabalho e do empenho das equipes de planejamento e atendimento. “Todos temos o objetivo de desempenhar nossa função e atender o povo suzanense, impactando suas vidas de forma positiva por meio das mais variadas ações. Parabenizo a Magna, a Raquel e todos os integrantes do projeto pelos prêmios e pelo trabalho feito nos postos da cidade”, concluiu Ishi.
De acordo com Ashiuchi, a conquista comprova a seriedade e o comprometimento com a população. “Nossa cidade vem evoluindo, buscando melhorar cada vez mais em prol de nossos munícipes e o trabalho feito pela Saúde é um exemplo. A conquista deste prêmio reforça o empenho de servidores como a Magna, a Raquel e a Flávia em promover as melhores condições ao povo suzanense no tratamento, na atenção e no acompanhamento médico”, completou.