Atividades ocorreram aos sábados na piscina do Parque Municipal Max Feffer e foram direcionadas para 90 crianças e adolescentes de Suzano
O projeto “Natação Terapêutica”, realizado pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a União Família Azul (UFA), registrou aumento de 100% em relação ao número crianças e adolescentes participantes desde sua retomada, em agosto passado, após o período mais crítico da pandemia de coronavírus (Covid-19). Na ocasião, a iniciativa contava com 45 alunos, mas em razão do sucesso das atividades agora são 90 pessoas que passaram a realizar as aulas. Os encontros ocorrem na Piscina Municipal do Parque Max Feffer. A programação das ações para este ano será retomada em breve.
Durante as reuniões, os participantes são acompanhados pelos pais e responsáveis para praticarem natação, com dinâmicas em grupo por meio de utilização de “espaguetes de piscina” e outros tipos de boia para garantir a segurança enquanto recebem estímulos psicossociais.
O contato dos frequentadores com a piscina e os colegas tem como objetivo trabalhar aspectos como a afetividade, a autoconfiança e a criatividade. Desse modo, é possível desenvolver atividades físicas, psicológicas e de aprendizagem, facilitando a interação social entre os frequentadores. Ao longo do ano passado, as aulas foram realizadas aos sábados, entre o meio-dia e 14 horas.
A UFA foi criada em 2015 e reúne 275 membros que promovem ações especiais por meio de parcerias com a Prefeitura. O grupo integrou as atividades de comemoração aos 74 anos de emancipação político-administrativa da cidade, como parceiros nas carreatas acerca do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, receber os alunos por meio dessa parceria é uma missão nobre e muito especial para Suzano. “É um grande prazer oferecer este tipo de equipamento à população e ver as crianças se divertindo em nossa piscina é uma grande satisfação. Além disso, essa é uma oportunidade de interação e desenvolvimento tanto na parte motora quanto social dos jovens que integram o projeto. Parabenizo o prefeito Rodrigo Ashiuchi por mais essa iniciativa”, destacou o secretário.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano