Na próxima terça-feira (29), será lançado o projeto “Recicla Bertioga”, uma iniciativa que visa aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos materiais recicláveis destinados à cooperativa, além de engajar a comunidade no combate às mudanças climáticas. O evento ocorrerá das 11h às 13h, no Centro de Educação Ambiental, localizado na Rua Ayrton Senna, n.º 920, Centro.
Esse projeto é uma parceria estratégica entre o Movimento Plástico Transforma, a Rede pela Circularidade do Plástico e a Espaço Urbano, em conjunto com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de coleta seletiva, promovendo o engajamento dos diversos atores envolvidos no processo e a conscientização da população sobre a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
“Bertioga tem no seu DNA a preservação ambiental. Essa é mais uma importante parceria para incentivar a reciclagem e contribuir com o desenvolvimento sustentável em nossa cidade, declarou o prefeito Caio Matheus.”
Entre as ferramentas desenvolvidas pela metodologia do Recicla Cidade, para alcançar a conscientização, está a Tecnologia Social “Moeda Humanitária”, que utiliza a gamificação, promovendo o reforço positivo para a entrega de materiais plásticos recicláveis de qualidade, que serão doados para a cooperativa local, nos Espaços Eco Troca. Já em fase de desenvolvimento, ela será implementada em uma etapa futura do projeto.
Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, destacou: “Nosso principal objetivo é implementar ferramentas que incentivem práticas mais sustentáveis, promovam a eficiência da coleta seletiva e tragam benefícios diretos para a comunidade e ao meio ambiente.”
Programa Nacional Recicla Cidade
O projeto integra o Programa Nacional Recicla Cidade, que já recuperou mais de 23.800 toneladas de materiais recicláveis em diversas cidades do Brasil entre 2019 e 2022. Com várias premiações por sua contribuição à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a iniciativa agora chega a Bertioga para reforçar o compromisso local com a economia circular e
a adaptação às mudanças climáticas.
a adaptação às mudanças climáticas.