Home Cidades Promotoras Legais debatem abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Suzano

Promotoras Legais debatem abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Suzano

por Douglas Spada

Aula temática faz referência à data nacional e campanha ‘Lembrar é Combater’

O curso de Promotoras Legais Populares chega ao 11º encontro desta edição com a aula temática em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (18/05). O tema é ministrado pela conselheira tutelar Luciana Panao, que é presidente do órgão no município de Poá. A aula inédita já está disponível no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). O curso recebe atualizações semanais, com novo conteúdo todas as terças-feiras.

A palestrante desta semana está no terceiro mandato consecutivo de conselheira tutelar, estando há seis anos como presidente do órgão no município de Poá. Formada em pedagogia e mãe de três filhos, Luciana compartilha mais uma vez sua experiência com as Promotoras Legais Populares de Suzano, sendo sua primeira participação na modalidade online.

A explanação da profissional vem acompanhada pela exibição de um vídeo que aborda a temática da aula de maneira lúdica e explicativa, retratando a triste realidade de crianças e adolescentes que enfrentam situações de abuso e exploração sexual. De acordo com a profissional, por vezes, os casos ocorrem dentro de casa, sendo a escola o local onde as vítimas costumam pedir socorro.

“Esse é um mês de conscientização que vem para trazer luz a essa situação que, infelizmente, é a realidade de muitas crianças e adolescentes. O abuso e a exploração sexual não escolhem lugar ou classe social, estão presentes em todas as esferas. Por isso, zelar pelas crianças é um dever de todos nós. Precisamos estar atentos aos sinais e mudanças de comportamento dos pequenos”, explicou.

De acordo com a coordenadora do curso, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, o tema é de extrema importância para a formação das Promotoras Legais. “Neste curso temos muitas mães, avós, tias, professoras, agentes escolares e outras mulheres que estão diretamente ligadas à rotina com crianças e adolescentes. Então, fornecer informação qualificada sobre esse tema tão delicado é indispensável para a devida atuação das PLPs com olhar apurado”.

A dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, reforçou o papel da municipalidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (18/05), o órgão estará junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social na 9ª edição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data será marcada pela caminhada “Lembrar é Combater”, com saída da Praça Cidade das Flores, às 9 horas.

As ações, que contam com a parceria dos Conselhos Tutelares do município, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas), pretendem alertar e sensibilizar a população, bem como orientar sobre os canais de denúncia, garantindo o desenvolvimento de todos de forma segura e protegida.

“A proteção e integridade da nossa infância e adolescência é um compromisso da sociedade. Não é uma responsabilidade isolada. Saber que esses indivíduos serão o futuro que queremos é o que nos move a trabalhar pela prevenção e combate ao abuso. Além da violação física, esse crime rouba toda uma vida de sonhos, deixando marcas profundas às vítimas. Por isso, é nosso dever alertar e falar sobre esse assunto por meio de campanhas de conscientização”, reforçou. Denúncias podem ser feitas no canal Disque 100.

Postagens relacionadas