Home Cidades Protocolo para controle populacional de animais entra em vigor em Suzano

Protocolo para controle populacional de animais entra em vigor em Suzano

por Texto Divulgação

Foi publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo (Doel), a lei municipal 5.481/2023, que institui no município o protocolo Captura, Esterilização e Devolução (CED) para controle populacional de cães e gatos sem tutor reconhecido. A legislação é de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

O parlamentar justifica que cabe ao poder público zelar pelos animais, assim como à coletividade. “Ocorre que, na maioria dos casos, os cães e gatos que precisam de castração vivem nas ruas ou são cães comunitários, que não têm para onde voltar após a recuperação cirúrgica”, explica ele no projeto de lei. “Estando de volta às ruas esterilizados, não ficarão procriando e, muito menos, transmitindo doenças entre eles. A castração é uma questão de saúde pública”, pontua.

De acordo com a lei, o protocolo CED poderá ser realizado por órgãos municipais, por instituições não governamentais e por protetores independentes. A legislação destaca que a captura deverá ser realizada sem sofrimento e com o mínimo estresse do animal, que poderá ser microchipado e identificado.

Segundo a lei, o pós-cirúrgico será de responsabilidade de quem fez a captura do animal, e que os cães e gatos que passarem pela esterilização serão devolvidos ao seu local de origem após a recuperação.

Postagens relacionadas