Além da agenda religiosa, tradicional quermesse com opções gastronômicas e shows será realizada no sábado (11) e domingo (12
Com apoio da Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a programação religiosa da 21ª Festa de São Longuinho está acontecendo diariamente. E tradicional quermesse será realizada neste fim de semana, com atividades na noite de sábado (11) e na manhã de domingo (12).
Como de costume, o evento é realizado na Paróquia Nossa Senhora da Escada, localizada na Praça Salvador Lemes Cardoso, na Freguesia da Escada, onde está a única imagem de São Longuinho no Brasil.
A quermesse terá início às 18 horas do sábado (11), com missa do padre Antônio Maria. E na sequência tem ação entre amigos às 20 horas e show da dupla sertaneja William e Thiago às 21 horas, tudo isso com as opções gastronômicas que não podem faltar como pastel, bolinho caipira, coxinha, bolinho de carne, batata frita, pizza, espetinhos, hot dog e sanduíches de pernil, linguiça e costela.
Já no domingo (12), a “Grande Festa” começa às 7 horas, com o Café da Dona Luiza e em seguida, às 9 horas, haverá procissão e Santa Missa presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini e pelo padre João Batista Ramos Motta.
A agenda tem ainda almoço às 12 horas e ação entre amigos com show de Fran Cardoso e Juninho às 13 horas. E no Dia de São Longuinho, 15 de março, será celebrada uma missa em honra a ele, com o pároco padre João Batista Ramos Motta.
Exposição “Milagres de São Longuinho”
Além da programação religiosa e da quermesse, a 21ª Festa de São Longuinho conta com outra atração cultural: a exposição “Milagres de São Longuinho”, que fica em cartaz até o dia 15, também na Paróquia Nossa Senhora da Escada.
Com itens variados, a mostra apresenta detalhes sobre a história do “santo dos objetos perdidos”. Em todo o mundo, devotos rezam para São Longuinho pedindo para ele ajudar a encontrar objetos perdidos. Isso porque, durante o processo de canonização dele, no ano de 999, vários documentos foram perdidos e somente encontrados após uma oração.
Surgia aí então um rito de devoção: depois de encontrados os objetos, é preciso dar três pulinhos e fazer uma oração de agradecimento. E essa história está diretamente ligada a Guararema, já que, durante a construção da primeira capela, erguida em 1652 em devoção a Nossa Senhora da Escada, os jesuítas acabaram construindo também a morada de São Longuinho, cuja imagem foi encontrada em um gaveteiro durante uma reforma feita em 1982.
Atualmente, o local é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Saiba mais em https://guararema.sp.gov.br/turismo/igreja-nossa-senhora-da-escada/.