A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes recebeu, na quinta-feira (05), o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC). O município foi reconhecido pelo trabalho realizado em gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica e boas práticas e sistemas de avaliação. O programa federal foi lançado em 2023 e tem como objetivo garantir o direito à alfabetização das crianças até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental.
Desde o início do ano letivo, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), desenvolveu ações voltadas para a reflexão sobre a alfabetização na rede municipal. “Parabenizo a toda a nossa rede pela conquista do Selo de Ouro. É o reconhecimento de um trabalho que envolve a Secretaria com o nosso departamento pedagógico e, principalmente, as nossas escolas, que tanto se dedicam pela aprendizagem de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
O trabalho da rede municipal de ensino contemplou formações e palestras para os professores e ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) nas reuniões de Organização Pedagógica e Administrativa (OPA) e a consulta pública da Política de Alfabetização Municipal (PAM). O documento busca viabilizar meios para nortear a prática pedagógica em um trabalho conjunto, que envolve professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, técnicos pedagógicos e supervisores de ensino para assegurar os direitos de aprendizagem, no que se refere ao processo de alfabetização.
As avaliações também são destaques nas escolas municipais. Este processo foi um dos itens de reconhecimento do selo. “A rede municipal tem um sistema avaliativo consolidado, que nos traz resultados importantes para planejarmos as ações pela Secretaria, como também permite que as escolas possam rever seus planejamentos para atender as necessidades apontadas pelos alunos nas avaliações”, observou a diretora do Deped, Tatiane Costa.
A rede municipal tem dado continuidade ao monitoramento das aprendizagens das crianças de 1º ao 5º ano por meio da sondagem de hipóteses de escrita e matemática, além da participação na avaliação da Fluência Leitora organizada pelo Governo Estadual, por meio do programa Alfabetiza Juntos. A Secretaria de Educação também conta com a E-Aprendi (Avaliação Municipal das Aprendizagens), elaborada por técnicos da Pasta e participa de avaliações externas.
Por meio do programa estadual, a rede municipal também participou de um processo de formação continuada de professores com reflexões sobre a prática da alfabetização. Mogi das Cruzes aderiu às iniciativas estadual e federal dentro do regime de colaboração entre federação, estados e municípios, conhecido como Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização), que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Todas as ações do Compromisso Nacional são acompanhadas pela articuladora municipal Cristina Marcatti e pela articuladora regional Nayara Xavier, técnicas pedagógicas do Deped, que, juntamente com as articuladoras de gestão e formação da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes, compõem a equipe que acompanha os municípios de Biritiba-Mirim, Salesópolis e Mogi. Os municípios reconhecidos pelo Ministério da Educação dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada receberão os selos em uma cerimônia oficial em Brasília.