Programa da Prefeitura de Suzano permite a renegociação de dívidas municipais com descontos em juros e multas
O Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis) em Suzano segue até o mês que vem. A iniciativa permite a renegociação de dívidas municipais com parcelamento e desconto em juros e multas até o dia 24 de dezembro. Neste ano, os interessados podem fazer a adesão online por meio do site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br), evitando filas e aglomerações para atendimento presencial.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, a plataforma digital deve acolher de 30% a 40% das demandas. Para aderir ao Refis 2021 de maneira online, basta o usuário acessar o Portal do Cidadão no site da prefeitura. No ambiente virtual, o munícipe terá condições de abrir o tributo e analisar a melhor forma de pagamento e acordo, conforme o levantamento das dívidas.
O sistema é semelhante ao acesso do IPTU online. “O modelo adotado para o IPTU online já demonstrou sua efetividade, com uma boa adesão do público. O mesmo tipo de sistema está disponível para o acesso ao Refis. Nosso objetivo é incentivar a adesão online para evitar o fluxo de pessoas no Centro Unificado de Serviços (Centrus) e garantir um autoatendimento feito diretamente de casa de maneira rápida, fácil e sem filas”, explicou.
De qualquer forma, o atendimento presencial no Centrus (avenida Paulo Portela, 210) está disponível aos munícipes com dificuldade de acesso à internet. Em caso de dúvidas, o setor de Dívida Ativa pode ser acionado pelos telefones (11) 4745-2007 e 4745-2008. O serviço também está em operação no Centrus Norte (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta), localizado na área interna do supermercado Nagumo, e atendendo no (11) 4934-5492 e no 4759-1949.
Em 2019, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças registrou mais de 5.616 acordos firmados, superando R$ 15.931.173,98 em dívidas de tributos municipais renegociados. No ano anterior, 2018, segundo prestação de contas da Prefeitura de Suzano, mais de R$ 21 milhões foram renegociados durante o período de realização do Refis. A quitação de tributos permite que pessoas físicas e jurídicas não tenham, por exemplo, impedimentos na hora da regularização e transferência de bens imóveis.