O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou na quarta-feira (23) da Assembleia Ordinária do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Na oportunidade, ele acolheu demandas prioritárias das 14 cidades que formam o grupo, com temas que serão abordados na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, do qual Ashiuchi ocupa a vice-presidência. O encontro será no dia 25 de setembro (segunda-feira), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Entre os principais tópicos está a Saúde, com demandas voltadas à regionalização dos serviços proposta pelo governo estadual. Neste contexto, deverão ainda ser abordados a ampliação do serviço de hemodiálise e de otimização de recursos humanos no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos; o aumento de repasses; e a melhor articulação junto ao Estado.
Também foram realizados apontamentos em relação à Defesa Civil, com a solicitação de apoio na prevenção de desastres; às obras de construção da alça de acesso do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) e do Corredor Metropolitano; e à questão social, principalmente a distribuição de cestas básicas, maior agilidade nos convênios, retomada do programa Bolsa Trabalho, entre outras demandas.
De acordo com o prefeito, a reunião foi de suma importância para que Suzano e região possam avançar ainda mais. “Nossa cidade compõe um grupo forte e comprometido com o desenvolvimento. O encontro garantiu o diálogo entre os prefeitos, destacando os pontos de convergência dos municípios para que tudo possa ser levado ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, em setembro. Tenho certeza de que teremos avanços importantes que farão a diferença na vida da população suzanense e dos moradores do Alto Tietê”.
A Assembleia Ordinária, realizada em Mogi das Cruzes, também contou com as presenças do presidente do Condemat e chefe do Executivo mogiano, Caio Cunha; dos prefeitos Luís Camargo (Arujá), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Gustavo Henric Costa, o Guti (Guarulhos), Elzo Elias de Souza (Igaratá), Márcia Bin (Poá) e Adriano Levorin (Santa Branca); do prefeito em exercício de Guararema, Odvane Rodrigues; da vice-prefeita de Santa Isabel, Teresinha Pedroso; do secretário de Governo de Itaquaquecetuba, Marcelo Barbosa; do secretário de Gestão Estratégica de Mairiporã, Márcio Oliveira; e do chefe de Gabinete de Salesópolis, Jair dos Santos.
Senac
Outra definição importante na reunião do Condemat foi a parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) de Guarulhos, que possibilitará a formação técnica de Guias de Turismo, com bolsa de estudo integral. A iniciativa representa um investimento de R$ 1 milhão e visa o fomento do setor turístico na região. A primeira turma terá início em outubro e será formada por 40 estudantes, com aulas presenciais na Escola de Empreendedorismo de Mogi das Cruzes.
A seleção dos bolsistas será feita pelos municípios em parceria com o Senac até 30 de setembro e alguns dos critérios são idade mínima de 17 anos, estar cursando no mínimo o segundo ano do Ensino Médio e ter renda bruta familiar per capita de até dois salários-mínimos. As vagas deverão contemplar, prioritariamente, Municípios de Interesse Turístico (MITs), como Guararema, Igaratá, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel, Santa Branca e Guarulhos. Além disso, atendendo ao pleito do Conselho de Prefeitos, a parceria com o Senac também beneficiará Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano, que contará com duas vagas.