O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, inaugurou neste sábado (18/03) a tão esperada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) André de Abreu do Jardim Revista, encerrando com final feliz uma lenda que durou mais de dez anos. A partir das 19 horas de domingo (19/03), uma nova história se inicia, quando as portas da unidade serão abertas oficialmente à população. O equipamento inédito está localizado no número 200 da rua Guarani, com funcionamento 24 horas e expectativa de 11 mil atendimentos mensais, beneficiando 110 mil moradores da região norte.
A inauguração ocorreu em cerimônia oficial, contando com a presença do prefeito e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; do vice-prefeito e secretário de Cultura, Walmir Pinto; do deputado federal Marcio Alvino; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado, além de demais autoridades locais.
Na ocasião, toda a comunidade pôde acompanhar o evento e fazer a primeira visita à unidade, que inicia operação na noite deste domingo (19/03). O equipamento conta com instalações voltadas ao atendimento de baixa e de média complexidades. Ao todo, serão 23 leitos e 12 médicos em revezamento 24 horas nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia. Os profissionais deverão atuar de maneira ininterrupta, sendo quatro pediatras (dois durante o dia e dois à noite), cinco emergencistas (três no período diurno dia e dois à noite), dois ortopedistas (um de dia e um de noite) e um médico horizontal.
A primeira UPA de Suzano leva o nome de André de Abreu, tradicional comerciante da região norte, pai do vereador André Marcos de Abreu, o Pacola, e de outros dez filhos. A família também esteve representada pela esposa Conceição Rodrigues de Abreu; pelas filhas Simone Cristina de Abreu Bove, Marlene da Conceição Abreu e Fátima Aparecida de Abreu, além do genro Cosme dos Santos Souza.
Pacola relembrou do histórico do pai com emoção. “Meu pai matou a fome de muita gente, distribuindo alimentos de seu armazém. Agradeço a presença de cada um nesta cerimônia. O nome do nosso pai está eternizado nesta grandiosa obra. Muitos não acreditavam que esse projeto sairia, mas o prefeito Ashiuchi mostrou que é possível”.
Já o vereador Joaquim Rosa, presidente da Câmara Municipal de Suzano, enalteceu o trabalho em nome do Legislativo municipal. “Ficamos extremamente honrados em fazer parte dessa conquista, que não seria possível sem o empenho dos vereadores de Suzano. Esse é um legado que fica para a cidade e para as gerações futuras”.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, também celebrou a conquista que marca uma nova fase da cidade. “Saímos de uma obra vandalizada para uma UPA moderna e equipada. Esse empreendimento tem um representante legal, que é o deputado Marcio Alvino. Ele nos ajudou a credenciar a obra junto ao governo federal e a retomar esse projeto tão importante que vem para salvar vidas”.
Agradecido, Alvino também falou sobre o empenho de Ishi em garantir o término da obra. “Estivemos diversas vezes em Brasília, pedindo para que se desenrolasse a situação da UPA. Meu mandato ajudou com esse objetivo, por isso essa entrega não tem preço para mim. Foi um feito construído a várias mãos, com muita parceria envolvendo todas as esferas”, reforçou o parlamentar.
O presidente da Alesp, André do Prado, também fez questão de pontuar a importância do equipamento. “Sei que muita gente confia no meu trabalho em Suzano. Por isso, faço questão de retribuir com ações que visam o desenvolvimento da cidade. Eu abracei esse projeto e fiz questão de colaborar com a destinação de R$ 20 milhões para o custeio das atividades da UPA durante todo esse ano”, afirmou o deputado.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi discursou sobre o histórico do equipamento e pontuou as entregas da gestão. “A concretização da UPA é fruto de uma parceria com todos que estão aqui. Se não fossem os vereadores, desta e da última legislatura, com as emendas, e o apoio dos deputados, secretários municipais e da população, que sempre confiou no nosso trabalho, isso não seria possível. É hora de refletirmos sobre tudo de positivo que temos feito em nossa cidade, porque contra números não há argumentos”, reforçou Ashiuchi.
O evento ainda foi acompanhado pelos secretários Cíntia Lira (Administração); Geraldo Garippo (Assistência Social e Desenvolvimento); Paulo Pavione (Comunicação Pública); Leandro Bassini (Educação); Arnaldo Marin Júnior (Esporte e Lazer); Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); André Chiang (Meio Ambiente); Itamar Viana (Planejamento e Finanças); Elvis Vieira (Planejamento e Urbano e Habitação); e Afrânio Evaristo (chefe de Gabinete e interino de Segurança Cidadã).
Entre os vereadores suzanenses também estiveram os parlamentares Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Marcos Antônio dos Santos, o Maizena; Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Jaime Siunte; Artur Takayama; Denis Claudio da Silva, o Denis Filho do Pedrinho do Mercado; Gerice Lione; Givaldo Santos, o Baiano da Saúde; José Oliveira, o Zé OLiveira; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Márcio Alexandre de Souza, Márcio Malt; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Rogério Castilho e Fábio Diniz.
Também marcaram presença o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) da Prefeitura de Suzano, Mauro Vaz; o interventor da Santa Casa, Sadao Sakai; o assessor estratégico da secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o presidente do Conselho Municipal de Desportos, José Serafim da Silva Júnior. Ainda participaram o representante da Secretaria Nacional das Relações Institucionais, Antônio Padre; o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, William Harada; o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi; os vereadores David Ribeiro da Silva (Itaquaquecetuba), Edson Moura (Itaquaquecetuba), e José Luiz Furtado, o Zé Luiz (Mogi das Cruzes); além de outras autoridades.
Sobre a UPA
A unidade representa o investimento de R$ 2,1 milhões, com 1,5 mil metros quadrados. O espaço conta com recepção, sala de triagem, sala de medicação, sala de inalação e uma Farmácia Satélite, voltada ao abastecimento dos postos de saúde da região norte. A previsão é de que pelo menos 230 colaboradores do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social (OS) responsável pela gestão do local, contribuam com a operação do equipamento, envolvendo a área médica e de enfermagem, administrativo, limpeza, radiologia, farmácia, bioquímica, controle de acesso e serviços gerais.