Em uma sessão solene marcada pela emoção, o ex-prefeito e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (PL), recebeu a Medalha Suzano Brandão da Câmara de Suzano, em uma sessão solene realizada na noite de sexta-feira (11), que lotou o Plenário e a Galeria da Casa de Leis.
Ashiuchi se emocionou ao receber a medalha e ao mostrá-la na Tribuna à sua mãe, Célia Ashiuchi, dizendo: “nos saímos bem, mãe”.
Ele contou que seu sonho desde criança era ser prefeito da cidade. “(Ao assumir a Prefeitura) Tinha minha vontade de fazer a diferença todos os dias e a mudança que a cidade precisava”, disse Ashiuchi, que enumerou algumas das obras entregues em suas duas gestões, entre 2017 e 2024. O ex-prefeito agradeceu a parceria de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Marcio Alvino (PL), deputado federal, que se fizeram presentes na sessão por mensagens em vídeo, e o deputado estadual André do Prado (PL), que compôs a mesa de autoridades da sessão solene. “Ninguém faz nada sozinho. Corremos muito atrás (de recursos para as obras). Não consegui fazer tudo, mas entreguei uma cidade muito melhor do que herdei, com obras e com evoluções.”
Autor da propositura que deu origem à homenagem a Ashiuchi, o vereador Rogerio Castilho (PSB) falou no evento em nome do Legislativo. Ele disse que teve a oportunidade ser vereador ao mesmo tempo em que Ashiuchi era prefeito pela segunda vez. Também contou que já conhecia o homenageado antes mesmo de entrar para a política, e que ele o direcionou. “Estou vereador novamente porque me espelho muito em Ashiuchi, no que ele semeou na minha vida. Esta honraria representa a grandeza que você se tornou para a cidade de Suzano.”
Já o presidente da Câmara, Artur Takayama (PL), disse que o Legislativo fez uma “justa e merecida homenagem a quem dedicou grande parte da sua vida a esta cidade e tornou referência não só aqui, mas em todo estado”. “Você é um gestor competente, visionário e incansável. Seu trabalho à frente da Prefeitura transformou a cidade, trouxe resultados e mostrou o quanto uma gestão séria pode mudar a vida de tantas pessoas. Devolveu a cada um de nós o orgulho de ser suzanense”, afirmou o chefe do Legislativo.
Também participaram da sessão solene os parlamentares Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena; Adilson de Lima Franco (União), o Adilson Horse; Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame; Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado; Dirceu Carlos da Silva (Republicanos), o filho do Carlão da Limpeza; Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Jaime Siunte (Avante); João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo; José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro; e Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG.
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), disse que a sessão solene era um “evento simbólico”, para “dar a honra a quem merece honra”. O deputado disse que acreditou no potencial de Ashiuchi desde o primeiro dia de seu mandato. “Tenho muito orgulho de ter estado ao seu lado nesses oito anos. Você plantou e colheu muitos frutos e deixou sementes para o prefeito Pedro Ishi dar sequência a tudo isso”, afirmou, referindo-se ao atual prefeito de Suzano, que o sucedeu no Executivo suzanense.
Pedro Ishi (PL) destacou em seu discurso que Ashiuchi tinha 93,7% de aprovação quando deixou a Prefeitura. “Isso comprova que a população reconheceu o trabalho do Rodrigo (Ashiuchi), o que deixa um grande desafio para mim e para o vice-prefeito Said Raful”, atestou ele, que também se emocionou ao falar do acolhimento que recebeu da mãe e do ex-prefeito quando seu pai estava acamado. “Isso é a família Ashiuchi”, completou.
Também compuseram a mesa solene do evento o padre Luiz Ricardo Silva, da Paróquia São José; o capitão da Polícia Militar Marcos Vinícius Carbonel, comandante do Corpo de Bombeiros; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Fabrício Ciconi; e do sargento Vinicius Santos, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Suzano. Secretários e outras autoridades também prestigiaram a sessão solene.