Home Cidades São José irá sediar Fórum Internacional de Florestas Urbanas

São José irá sediar Fórum Internacional de Florestas Urbanas

por Texto Divulgação

Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José dos Campos irá sediar o 4º Fórum Latino-americano de Florestas Urbanas em novembro de 2024. A confirmação veio durante a programação do 2º Fórum Mundial de Florestas Urbanas, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Washington D.C, nos Estados Unidos. 

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, responsável pela proposta do Brasil como país-sede, esteve na recepção realizada pela Fundação Arbor Day em homenagem às Tree Cities of the World, com a presença de membros da diretoria e representantes de Tree Cities brasileiras. 

O evento será realizado com o apoio da SBAU, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A cidade sediará ainda, nos próximos anos, outros acontecimentos importantes na área da arborização urbana. Também em 2024, será o Fórum Paulista de Arborização Urbana e, em 2025, os Congressos Brasileiro e Ibero-americano de Arborização Urbana.

Reconhecimento Internacional

São José dos Campos recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.

O reconhecimento internacional evidencia o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas arvores cadastradas no portal Geosanja.

Postagens relacionadas