Home Cidades Saúde de Ferraz de Vasconcelos terá campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

Saúde de Ferraz de Vasconcelos terá campanha de multivacinação de crianças e adolescentes

por Douglas Spada

Entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos irá realizar a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e jovens menores de 15 anos. Paralelamente, acontece também a imunização contra a Poliomielite para o público infantil até 4 anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão participando da campanha com vacinação das 8 às 16 horas e no CSII e UBS CDHU das 8 às 20 horas.

 

As meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos devem tomar a primeira dose da vacina do HPV (Papiloma Vírus Humano) que também integrará a campanha. O vírus é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose

 

Para se vacinar é preciso levar a carteirinha de vacinação da criança/adolescente, Cartão SUS/CPF e documento de identidade ou certidão de nascimento. A campanha acontece no âmbito nacional e tem objetivo de colocar em dia a imunização do público infantil.

Para isso, será feito um esforço em todo o município com ampla divulgação para que pais ou responsáveis procurem as UBSs. O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, informa que os indicadores apontam por um déficit de imunização, ou seja, crianças que não receberam todas as vacinas. “O Brasil sempre foi referência mundial em vacinação, porém a pandemia atrapalhou muito porque as pessoas ficaram em casa e tiveram medo de procurar as unidades de saúde, mas agora temos que correr para manter os índices que tínhamos antes para impedir que doenças antes erradicadas voltem a circular”, justificou.

 

Vacinas disponibilizadas para crianças:Hepatite B; Poliomielite; Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba, Rubéola; Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; Difteria, Tétano, Pertussis; Difteria, Tétano; Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

 

Vacinas disponibilizadas para adolescentesHepatite B; Difteria, Tétano; Febre amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica. 

 

VACINA BCG: Devido o número reduzidos de doses as vacinas da BCG precisam de agendamento e são aplicadas exclusivamente na UBS Nações e no CSII.

Postagens relacionadas