Home Cidades Saúde de Suzano promove roda de conversa com profissionais sobre varíola dos macacos

Saúde de Suzano promove roda de conversa com profissionais sobre varíola dos macacos

por Douglas Spada

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (16/09) no Mirambava e contou com a presença de mais de 50 pessoas

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (16/09), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, uma roda de conversa para tratar sobre Monkeypox, a varíola dos macacos. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, foi destinado a médicos, enfermeiros, odontologistas e demais auxiliares que atuam na rede municipal, além de demais interessados sobre o tema.

O objetivo da ação foi atualizar esses profissionais em relação aos dados, históricos da doença e manejos clínicos das pessoas que podem estar contaminadas com a enfermidade e como proceder nestes casos. Dentro do que foi discutido estavam temas como o cenário municipal, Vigilância Epidemiológica e medidas de controle, diagnóstico diferenciado e gerenciamento das lesões características da doença.

Além da diretora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, e do coordenador José Landim, também participaram da ação a enfermeira e assessora do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP) Brigina Kemp, de forma on-line, e a estomatologista que atua na rede municipal de Suzano e Mogi das Cruzes Desiree Cavalcanti.

Para o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, capacitar os profissionais é a melhor maneira de disseminar a informação sobre o Monkeypox. “Estamos sempre trabalhando para buscar as informações e meios de lidar com a doença e promover esse evento com pessoas que entendem mais deste assunto. Espero que possamos aproveitar bem a roda de conversa realizada no Mirambava para nos orientar qual a melhor maneira de proceder nos casos de contaminação contra a varíola dos macacos”, afirmou o chefe da pasta.

Por sua vez, Maria Cristina Perin destacou que é preciso manter alerta para os novos casos que possam surgir em Suzano. “Temos de deixar os profissionais em alerta para identificar de imediato os casos, pois o mais importante para a prevenção e o isolamento social e de familiares ocorre imediatamente após o diagnóstico. Como são casos novos, precisamos manter essas rodas de conversa para espalharmos nosso conhecimento e aprender também”, finalizou a diretora da Vigilância em Saúde.

Até a tarde de sexta-feira, Suzano já registrou 14 casos positivos de Monkeypox e descartou outros 53. Dois ainda estão sendo investigados.

Postagens relacionadas