Home Cidades Saúde de Suzano realiza mais de mil atendimentos durante ação especial do ‘Outubro Rosa’

Saúde de Suzano realiza mais de mil atendimentos durante ação especial do ‘Outubro Rosa’

por Texto Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu 1.024 atendimentos no último sábado (19) durante uma ação especial em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa ocorreu em nove postos e em uma unidade itinerante no bairro Fazenda Aya, descentralizando diversos serviços e ampliando a abrangência dos trabalhos nas três regiões da cidade.

As ações aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Tabamarajoara; Palmeiras; Maria de Lourdes Cardoso Mathias, no Jardim Vitória; Alzira Pereira Mayer, no Jardim Alterópolis; Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal; José Mariano de Souza Coutinho Júnior, no Jardim Colorado; Professor João Olimpio Neto, no Parque Residencial Casa Branca; Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta; e Prefeito Alberto Nunes Martins, o CS II, na região central.

Nestes locais, as equipes da pasta realizaram coleta para 262 exames de papanicolau, 119 atendimentos odontológicos e 78 médicos, 51 pedidos para mamografia, 30 eletrocardiogramas, 27 acolhimentos em saúde mental, 25 cortes de cabelo, 21 planejamentos familiares e 19 auriculoterapias, totalizando 632 atendimentos.

O secretário Diego Ferreira enalteceu a iniciativa e afirmou que o objetivo foi alcançado pelas equipes da pasta. “Fizemos mais de 600 atendimentos para mulheres de diversos bairros. A ação facilitou o acesso delas para muitos serviços de maneira que não fossem necessários grandes deslocamentos. Estamos muito felizes com o resultado obtido”, comemorou Ferreira.

Ação itinerante

Além dos trabalhos realizados nas UBSs, a Secretaria de Saúde também disponibilizou um posto itinerante na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, no bairro Fazenda Aya. A unidade realizou 21 consultas agendadas previamente e outras 76 em pacientes que foram ao local durante a ação, totalizando 97 consultas médicas.

Os trabalhos também incluíram 86 aferições de pressão arterial, 86 de glicemia, 45 avaliações odontológicas, 44 auriculoterapias, 19 exames laboratoriais, 13 coletas para exames laboratoriais e duas palestras de educação em saúde, resultando em 392 atendimentos, incluindo as consultas médicas realizadas.

Para o secretário, os números representam o interesse da população em cuidar da saúde. Entretanto, ele fez um alerta para as faltas de pacientes agendados previamente. “Nós tivemos 41 agendamentos e 17 ausências, um número bastante expressivo. Agendar uma consulta e não ir tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida. Por isso, é muito importante comparecer. Os números foram satisfatórios, mas tivemos uma demanda espontânea e isso ajudou para que alcançássemos mais pessoas”, finalizou Ferreira.

Postagens relacionadas