Pelo terceiro ano consecutivo, a exposição Mostra de Boas Práticas de Arte é celebrada em Ferraz de Vasconcelos e reuniu alunos, professores e familiares para destacar os trabalhos artísticos realizados por todos os estudantes da rede em 2024. A Secretaria de Educação promoveu a abertura oficial na quarta-feira (27) no Rotary Club, no Jardim Ferrazense.
Repleto de cores e criatividade, o projeto agitou todas as unidades escolares, inclusive os alunos da Educação de Jovens e Alunos (EJA), e os desenhos expressam a interpretação de cada estudante sobre sua realidade. Durante o ciclo de aulas, os professores aplicaram ações importantes sobre artes visuais, com música, dança, cinema, teatro, fotografia, além do fomento às habilidades socioemocionais.
O professor de artes, Gustavo da Silva, explica que com as aulas práticas e dinâmicas, as crianças também estimularam habilidades motoras, cognitivas, afetivas e a integração no ambiente escolar. “A proposta da exposição é exatamente essa, de mostrar toda a contribuição que os trabalhos promoveram na vida de cada aluno, por meio de diversas expressões artísticas, seja pela música, desenho ou apresentações culturais”.
Esperto e dedicado, Arthur Lima estuda no 5° ano da Emeb Maria Inês Gurgel, no Núcleo Itaim, e fez questão de falar sobre o seu projeto. Com a ajuda dos amigos, construíram um quadro em mosaico a partir da montagem de pequenos desenhos e padrões únicos, que resultaram em uma arte exclusiva e cheia de estilo.
“A Mostra de Boas Práticas de Arte é um espaço democrático que amplia o repertório cultural, a visão de mundo e senso crítico das crianças. É uma grande oportunidade educativa, transformadora e inclusiva”, pontua a titular da pasta, Paula Trevizolli.