A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo a campanha “Tampinha Premiada” nas escolas da rede municipal para arrecadar tampinhas de garrafas pets e lacres de alumínio. O objetivo da disputa é premiar a turma que arrecadar o maior número de tampinhas com a visita no Museu Catavento, polo cultural e educativo do estado de São Paulo.
Ao todo, 19 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) estão participando da iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Todo material será trocado por ração para colaborar com o projeto “Fome do Cão”, que já realiza esse trabalho no município, por meio da Eco Loja Beija-Flor, no Parque Nosso Recanto.
Para desenvolver práticas sustentáveis e a conscientização sobre a reciclagem, nas Emebs Myriam Alckmin, no Jardim Castelo, e Joracy Cruz, no Jardim Freire, a campanha se estendeu e a cada 30 tampinhas o estudante ganha um cupom para concorrer a uma caixa surpresa e sessão de cinema.
O aluno Arthur da Costa, do 3º ano da escola Myriam Alckmin, entregou 1.460 tampinhas.
A Secretaria de Educação destaca que as crianças aproveitem as férias neste mês de julho para juntar mais tampinhas. O sorteio oficial será realizado em dezembro.
Para participar, os alunos podem doar todos os tipos de tampas plásticas. Por exemplo, de garrafa pet, isotônico, caixa de suco, produtos alimentícios, higiene pessoal, produtos de limpeza, medicamentos, suplementos, caneta, maquiagem, entre outros. Desde que seja plástico ou lacres de alumínio. Vale ressaltar que os materiais precisam estar higienizados.
“O ‘Tampinha Premiada’ vai estimular a educação ambiental sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, incentivar os alunos a realizarem a coleta seletiva e, principalmente, aplicar o princípio da responsabilidade compartilhada no seu dia a dia”, afirma a titular Paula Trevizolli.