A saúde ocular das crianças merecem atenção na idade escolar e a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria de Saúde, vai promover orientações sobre a importância do diagnóstico precoce para prevenir problemas de visão nas crianças e adolescentes.
Professores e gestores já iniciaram as formações online na terça-feira (19) com o médico oftalmologista da rede municipal, Paulo Roberto Setokuchy. Ao todo, 1.046 docentes receberam as orientações técnicas para poderem visualizar, de forma precoce, a dificuldade de visão dos alunos.
Caso algo seja identificado, o professor passará a situação aos pais e encaminhará para o oftalmologista da rede municipal.
O médico orienta para que sejam observados alguns sinais nas crianças, como por exemplo, ficarem muito próximas de celulares, televisão ou lousa, dores de cabeça intensas e apertar os olhos para conseguir focar algum objeto. “Pais e professores precisam estar atentos também quando a criança tiver alguma dificuldade no aprendizado porque pode sinalizar um problema com a visão”, destaca.
De acordo com o profissional, um teste simples pode ser feito em casa ou na escola: pedir para a criança cobrir um dos olhos com a mão e mostrar alguma figura ou letra em uma distância de cerca de 4 metros. Caso apresente dificuldade, reduzir este espaço aos poucos até ela conseguir visualizar a imagem perfeitamente. Repetir a ação tapando o outro olho para verificar ambos os lados.