Com o objetivo de amenizar o impacto da pandemia no ensino escolar, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos deu início ao projeto “Aprendizagem em Ação”, que atende crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental com uma proposta diferente de aprendizado. A novidade está ocorrendo em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) da cidade.
Para que a iniciativa atenda todas as metas pedagógicas, o corpo docente realizou uma formação específica com professores que receberam uma preparação especial, por meio de conteúdos e estratégias educacionais direcionadas a cada aluno. Dessa forma, todas as crianças passaram por análises individuais para que os professores pudessem auxiliar da melhor forma as dificuldades específicas de cada estudante.
Na Emeb Myriam Penteado Alckmin, no Jardim Castelo Branco, a professora da educação infantil, Conceição Moreira, explica que o espaço foi totalmente adaptado e decorado para que o reforço atenda de maneira igualitária. “A participação e o interesse dos alunos é admirável, principalmente para quem não consegue acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma. Trabalhamos os mesmos conteúdos com turmas variadas. A evolução é nítida”, afirmou.
Com muita criatividade, a educadora criou atividades lúdicas que atendessem todas as matérias escolares. Tabuada interativa, canudo da leitura, alfabeto em tampinhas de garrafas pets, batatinha da leitura, conjunto de figuras, janela da leitura, sílaba secreta, conjunto de figuras, alfabeto móvel, bingo, caça palavras, parlendas, tabela de gêneros textuais, movimento da escrita, cadernos personalizados, “soletrando “, “matematicando” e caixa de cálculos são alguns dos exercícios aplicados em aula.
A secretária de Educação, Adriane Alcantara, destaca que o projeto é uma oportunidade para que o aluno crie autonomia nos estudos, dando continuidade na alfabetização e segmento de onde parou durante a crise pandêmica. “As crianças desenvolvem mais autoconfiança e se sentem preparadas para a retomada pedagógica”.
Vale ressaltar que o “Aprendizagem em Ação” é realizado duas vezes por semana, durante duas horas, respeita todos os protocolos de sanitários contra a Covid-19 e, principalmente, assegura a segurança dos alunos em sala de aula.