Home Cidades Seis cidades do Alto Tietê contam com Guarda Civil Municipal e todas com porte de arma autorizado

Seis cidades do Alto Tietê contam com Guarda Civil Municipal e todas com porte de arma autorizado

por Redação Gazeta Popular
Câmara de Suzano aprovou emenda impositiva para a compra de dois fuzis. Já o Legislativo de Mogi aprovou em junho que os guardas passem a usar câmeras corporais.

Seis cidades do Alto Tietê contam com Guarda Civil Municipal (GCM) e todas elas têm autorização para o uso de armas. A Câmara de Suzano aprovou emenda impositiva para a compra de dois fuzis. Já o Legislativo de Mogi aprovou em junho que os guardas passem a usar câmeras corporais.

Biritiba-Mirim, Guararema e Salesópolis não têm equipes da guarda. Já Santa Isabel afirmou que existe um projeto em tramitação na Câmara para a implantação da Guarda Civil.

Arujá

A Prefeitura de Arujá afirmou que os agentes têm o porte de arma autorizado. De acordo com a administração municipal, a viabilidade de câmeras corporais nas fardas ainda está em estudo.

Biritiba Mirim

Biritiba Mirim não tem Guarda Civil Municipal. Segundo a Prefeitura, a cidade prevê a implantação da guarda, inclusive, a medida está no planejamento municipal para o próximo ano.

Entretanto, o município conta com câmeras de monitoramento instaladas na área central e saídas do município. Essa medida também tem previsão de expansão no próximo ano, com novas câmeras e a entrega do Centro de Monitoramento da Cidade.

Ferraz de Vasconcelos

A GCM de Ferraz de Vasconcelos tem o porte de arma autorizado. Segundo a administração municipal, estão sendo realizados investimento para a modernização do armamento utilizado pelos agentes.

Inclusive, a Prefeitura divulgou que a GCM realizará um treinamento, destinado aos jovens que estão no último certame da guarda, para uso de armas de alta potência.

Além disso, a cidade pretende adquirir novas armas, que serão incluídas no patrulhamento preventivo.

Guararema

Guararema não conta com Guarda Civil Municipal. Entretanto, a Prefeitura afirma que há um trabalho de segurança pública realizado na cidade parceria com a Polícia Militar, com agentes que atuam por meio da Atividade Delegada.

Além disso as câmeras do município, vinculadas ao Centro de Segurança Integrada (CSI) estão à disposição da população e também das forças policiais, ajudando a coibir crimes e também a oferecer agilidade na resolução de delitos.

Itaquaquecetuba

A Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba tem o porte de arma autorizado.

Mogi das Cruzes

Os guardas municipais de Mogi das Cruzes têm o porte de arma autorizado. Segundo a Prefeitura, grupos especializados podem, inclusive, utilizar fuzil.

Além do armamento, a Câmara Municipal aprovou o uso de câmeras nas fardas dos agentes neste m~ES. De acordo com o Legislativo, a instalação dos equipamentos e sistemas de armazenagem deverá ser realizada gradativamente, no prazo máxima de dois anos após a publicação da lei.

A Câmara ainda afirma que os materiais audiovisuais gerados por meio das câmeras nas fardas terão de ser preservados por, no mínimo, 120 dias. Os vídeos arquivados serão de acesso restrito ao Poder Executivo Municipal, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Poá

O município de Poá tem a Guarda Civil Municipal (GCM). A Guarda é armada e todos os guardas civis municipais são habilitados para uso de armamentos. A GCM não utiliza câmeras corporais.

Salesópolis

Salesópolis não conta com equipes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Santa Isabel

A Prefeitura afirma que não há Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade. Entretanto, a administração municipal afirma que existe um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal que dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa e do quadro de servidores municipais, em que está prevista a criação da Guarda, com porte de arma autorizado.

 

Suzano

A Guarda Civil Municipal de Suzano tem o porte de arma autorizado.

Além disso, a Câmara Municipal aprovou uma emenda impositiva de autoria da vereadora Gerice Leone, do PL, para que a Guarda utilize fuzis. Segundo a vereadora, R$ 31 mil foram enviados para a compra de fuzis. Cerca de 20 agentes foram selecionados para utilizar os equipamentos.

Postagens relacionadas