Enfermeira especializada aborda principais aspectos e prevenção ao suicídio, além da elaboração do luto de quem foi impactado por uma perda
O curso de Promotoras Legais Populares chega ao mês de setembro abordando o tema suicídio, por meio da campanha de conscientização e prevenção “Setembro Amarelo”. Para entender mais sobre o assunto, as alunas recebem na 23ª aula a enfermeira Isabele Trindade, que é especializada em suicidologia. Ao longo de todo o mês, o tema saúde mental deverá permear o curso, que conta com atualizações semanais às terças-feiras no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
A aula gravada com a especialista está baseada em uma pesquisa aplicada às alunas, em que cada participante teve a oportunidade de responder a um questionário on-line sobre as principais dúvidas referentes ao assunto. A partir disso, a enfermeira aponta os aspectos gerais dessa problemática multifatorial, a fim de garantir maior cuidado aos perfis e sinais de atenção apresentados pelas pessoas em sofrimento.
Ao longo da explanação, Isabele também aborda os meios de prevenção e auxílio a quem vive a situação. “O suicídio é algo que está muito próximo de todos nós, sendo que grande parte das pessoas conhecem ou vão conhecer alguém que já tentou o suicídio. Muitas dúvidas surgem quanto ao que fazer diante de tal situação, para isso memorizamos o acrônimo ‘ROC’, que significa: Reparar no Risco, Ouvir com atenção e Conduzir para um Atendimento”, reforça.
A palestrante é enfermeira graduada desde 2009, com pós-graduação em ginecologia e obstetrícia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; em saúde mental e psiquiátrica pelas Faculdade Metropolitana Unida (FMU); e em Suicidologia pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS), que formou primeira turma nesta especialidade no Brasil, abordando processos autodestrutivos, prevenção, posvenção – atividade que auxilia aqueles que foram impactatos por um suicídio consumado -, e luto. A profissional também sempre trabalhou no Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação na Atenção Básica, na Vigilância Epidemiológica e Saúde Mental, sendo que hoje é integrante do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar de Suzano e idealizadora do Protejo de Prevenção ao Suicídio para a elaboração de políticas públicas voltadas à Prevenção e Posvenção do Suicídio.
A coordenadora do curso de Promotoras Legais Populares de Suzano, Sandra Lopes Nogueira, reforçou a importância do tema. “O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha importante que já faz parte do nosso calendário de ações. Desta vez, teremos um mês de aulas voltadas à saúde mental, começando com o tema suicídio, passando pela questão do abuso sexual, o vício em álcool e drogas, depressão e inteligência emocional. Nosso objetivo é mostrar para as mulheres que muitas das situações vividas dentro de casa são compartilhadas em outros lares, sendo que todos nós temos problemas e precisamos de uma rede de apoio para enxergar a saída”.
A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, enalteceu a profissional e agradeceu a participação no curso. “Suzano é uma cidade privilegiada por contar com profissionais de excelência como é a enfermeira Isabele, que vem ensinando muito sobre esse tema tão fundamental. Vivenciamos o luto, sobretudo após esse período de pandemia de coronavírus (Covid-19) em que perdemos tantas pessoas queridas, então precisamos abordar a morte, o suicídio e a saúde mental. Esses são assuntos indispensáveis que precisam ser refletidos por mulheres, por homens e por toda a família”, concluiu a primeira-dama.