O Setembro Amarelo é um mês dedicado ao tema de “Valorização da Vida”, com especial atenção aos casos em que as pessoas possuem quadro de depressão. Por conta disso, a Secretaria de Saúde preparou um cronograma de atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos equipamentos da Saúde Mental. Na segunda-feira, 12, será realizada uma caminhada com usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) na Rua Bruno Altafim, 75, em direção à Praça do Centro de Convenções, às 9h. No ponto final, será feita uma atividade de valorização da vida.
Entendendo que a dependência química pode ser um fator de vulnerabilidade para o suicídio, o CAPS-AD realizará uma abordagem do tema nas semanas que compreendem os dias 19 a 23 de setembro, com uma roda de conversa sobre o tema, das 7 às 17 horas. O CAPS-AD está localizado na Rua Lutécia, 78, no Jardim Dayse. No dia 20 será celebrado “O Dia do Acolhimento” com uma força tarefa composta por 8 psicólogos que farão a triagem dos pacientes que estão à espera da primeira avaliação a ser realizada no Ambulatório de Saúde Mental.
No dia 30, das 9 às 11 horas, a Praça do Centro de Convenções irá abrigar um evento do Ambulatório de Saúde Mental com a abordagem da “Valorização da Vida” em formato de roda de conversa com os usuários do serviço de saúde mental e aberto ao público.
Ao longo do mês as UBSs de Ferraz terão programação especial voltada ao mesmo tema, com objetivo de prestar acolhimento, orientar sobre sintomas de depressão, ansiedade e quando é preciso recorrer a ajuda médica. As unidades estão decoradas com a temática do mês, com mensagens encorajadoras e de positividade.