Os jornalistas e diretores da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) participaram, na última quarta-feira (12), de um café da manhã com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Turismo, que fica na Praça Ramos de Azevedo, no Centro de São Paulo.
Também participaram da reunião a secretária Executiva da pasta, Luciane Leite, e técnicos da Setur-SP. A coordenadora estadual de Turismo, Ana Clemente, a assessora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Município Turístico (Dadetur), Aline Assis, e os consultores da Invest, Luis Sobrinho, Gustavo Grisa e Eduardo Madeira, ficaram à disposição dos jornalistas especializados em turismo.
Ao final da reunião, o jornalista e presidente da Fabtur-SP, Ivan Leyraud, conversou com o jornalista do Gazeta Popular, Douglas Spada, que também integra a diretoria da Federação.
“O secretário fez um balanço sobre as ações do governo Tarcísio de Freitas para o turismo, que achamos muito interessante. O secretário Lucena também falou de algumas ações e inaugurações que vão acontecer em breve. Em seguida, o nosso presidente Nacional fez também uma saudação ao secretário e falamos sobre o que a Febtur precisa. Nós queremos essa parceria, primeiro porque acreditamos que ele é o cara (o secretário Lucena) certo para comandar a Secretaria. Ele já participou de uma outra gestão, tem experiência e agora está mais azeitado, mais preparado, ele conhece do assunto e porque São Paulo evoluiu muito na questão do turismo. São Paulo é a cidade que mais recebe e mais envia turistas a outras cidades do Brasil”, disse ele.
Leyraud também disse que falou com Lucena sobre o congresso do primeiro semestre em Salvador. “Ano que vem será em Natal e vamos fazer neste segundo semestre um encontro estadual, que inicialmente seria na Capital, mas que deverá ser confirmado em São José dos Campos. Destacamos que o ano que vem será um ano eleitoral e explicamos ao secretário que precisamos de recursos para fazermos os nossos eventos. Neste sentido, tivemos uma manifestação do nosso diretor regional do Alto Tietê, que é o Douglas Spada, e que também é o diretor Nacional de assuntos governamentais, que foi muito importante. Ele reivindicou ao secretário a liberação de recursos, de verbas para a divulgação dos eventos do Estado. Aliás, isso é constitucional, é preciso divulgar para dar transparência”, frisou ele.
“Senti que o secretário concordou com essa nossa cobrança e pediu para que a federação elabore um documento com o qual ele prometeu interceder junto ao governo do Estado para que libere os recursos que ainda não estão liberados”, destacou o presidente da Febtur, que avaliou o encontro como sendo bastante “positivo”.
Expectativa
Roberto de Lucena afirmou aos jornalistas que o segundo semestre será muito positivo para o turismo. “Além da divulgação do maior programa de crédito para o segmento, o Creditur, o maior do País, teremos capacitação da mão de obra por meio da nossa Academia do Turismo. Tudo isso será divulgado oportunamente pelo governador”, disse.
O secretário apresentou ainda outras ações que vão impactar o turismo no Estado, como o “Sabor de São Paulo”, programa de valorização da gastronomia que vai ser realizado em municípios que integram cada uma das dez regiões turísticas do Estado, além de um Mutirão de Empregos para o setor, que ocorrerá em agosto, e já cadastrou mais de três mil currículos para intermediar a ocupação de vagas no trade turístico.
Ao final, os jornalistas conferiram em primeira mão o vídeo institucional de promoção do Estado, realizado pelo programa “SP pra Todos”. A campanha será lançada oficialmente dia 20 de julho.
Sucesso ao turismo
O café entre a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo com o Secretário Roberto de Lucena na sede da SETUR selou uma relação de parceria muito profícua, que já havia anteriormente proposta pelo secretário Lucena, em 25 de abril, quando esteve em Reunião da Febtur São Paulo no Nikkey Palace Hotel e Restaurante, na Liberdade, em São Paulo.
Em seguida, o secretário Lucena abriu espaço para os federados presentes e o vice-presidente da Regional Alto do Tietê da FEBTUR São Paulo, CEO do Grupo Gazeta Popular, Douglas Spada, reivindicou o cumprimento por parte do Governo do Estado de São Paulo de liberação de verba para divulgação dos Atos Administrativos que cumprem a transparência exigida dos órgãos públicos pela Constituição Federal para os veículos impressos, principalmente os dos federados da Febtur São Paulo.
Por entender justa a reivindicação, o secretário Lucena solicitou que Douglas lhe endereçasse seu pleito que ele levará a reivindicação junto à Secom – Secretaria de Comunicação. Douglas, por sua vez, conversou com o presidente Ivan e este irá também redigir o pedido, incluindo os demais veículos da Febtur São Paulo para reforçar a obtenção do pleito.