Home Cidades Suzanenses conquistam medalhas em principal competição de judô do Estado

Suzanenses conquistam medalhas em principal competição de judô do Estado

por Douglas Spada

Dupla de veteranos faturou medalhas de ouro e de prata na Copa São Paulo de Judô 2022, realizada no último domingo

 

Os professores do projeto suzanense “Brilhante Futuro”, Vanessa Billard e Valmir Gomes, participaram da Copa São Paulo de Judô e conquistaram duas medalhas para o município no domingo (13/03). O torneio é considerado o principal do Estado de São Paulo e contou com 92 agremiações de todo o Brasil. O projeto social conveniado pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, retomou as atividades no início deste mês devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, mesmo assim, trouxe resultados positivos.

 

O evento, organizado pela Federação Paulista de Judô, foi realizado em São Bernardo do Campo, e reuniu competidores de todas as partes do País na busca pelo pódio em uma série de categorias para lutadores veteranos, divididas entre peso e idade. Nas disputas, Vanessa lutou na classe F3 peso médio e subiu ao alto do pódio. A suzanense derrotou a atleta do Corinthians Camilla Monteiro de Oliveira para conquistar a primeira medalha de ouro do projeto suzanense desde seu retorno às práticas presenciais.

 

Posteriormente, Gomes chegou à final do torneio da categoria M4 peso-pesado contra o atleta Márcio Aldo Cavinatti, sendo superado na decisão. O resultado rendeu a prata ao lutador que, assim como Vanessa, vinha de pouco tempo de preparação devido às consequências da Covid-19.

 

Os resultados foram considerados expressivos pelos senseis, pois renderam a 24ª posição geral para a Associação Kyoei de Judô, figurando entre as principais instituições no campeonato, mesmo com apenas dois participantes. Ao todo, a Copa São Paulo contou com a participação de 92 instituições esportivas com projetos conveniados ou não.

 

Para a medalhista de ouro, o desempenho no ABC Paulista foi fruto de muito trabalho, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. “Foi um desafio muito grande, pois entrar em ritmo de competição com pouco tempo de atividades exige bastante foco e concentração. Mas ficamos muito felizes que pudemos voltar com essas medalhas nas nossas categorias porque isso representa toda a nossa dedicação para o ensino e para o esporte na cidade”, comentou Vanessa.

 

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, os convênios da pasta permitem a identificação de grandes talentos por meio do trabalho dos professores na cidade. “Trabalhamos para fomentar a prática do esporte na cidade, algo que naturalmente forma muitos cidadãos devido à disciplina e ao aprendizado envolvido. Meus parabéns à Vanessa e ao Vladir pelo trabalho e pela retomada. Espero que tenhamos outros grandes resultados no futuro”, comentou.

 

Brilhante Futuro

Criado a partir de um convênio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a Associação de Desportos do Alto Tietê (Adat), o projeto “Brilhante Futuro” reúne alunos de 7 a 17 anos de forma gratuita para aprender técnicas do judô com professores qualificados, propiciando a disputa de campeonatos municipais, estaduais e nacionais, de acordo com as faixas etárias dos alunos.

 

As aulas, retomadas após quase dois anos de paralisação devido à pandemia, são realizadas no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão (avenida Taiaçupeba, s/nº – Jardim Colorado) às segundas e quartas-feiras, das 18h40às 19h40. As inscrições para participar podem ser feitas no Complexo Poliesportivo Paulo Portela (rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro) ou no estádio.

Postagens relacionadas