Gestores da empresa Tora Logística apresentaram iniciativas que serão implementadas em até 20 dias para mitigar os impactos no local
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, esteve em reunião com o vice-presidente executivo da Tora Logística, Edson Eustáquio Fernandes, na quinta-feira (17/02), para acompanhar a apresentação de soluções para a atuação da empresa na estrada do Areião. Em até 20 dias um polímero será aplicado periodicamente em pontos estratégicos para conter a elevação do pó de minério, confirmado como não-tóxico pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A instituição logística, que conta com terminal multimodal na Vila Monte Sion, trabalha com o transporte de cargas diversas. O pó de minério, gerado pela movimentação de mercadorias, trouxe transtornos à população e preocupação com relação aos seus efeitos na saúde. No final do ano passado, o vereador Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt, protocolou uma denúncia sobre o caso junto à administração municipal, seguida por mobilizações dos parlamentares André Marcos de Abreu, o Pacola, e Gerice Lione. Diante das notificações, a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano prontamente deu início à tomada de soluções.
Levando em consideração que estes casos são de competência da Cetesb, a pasta imediatamente a acionou e solicitou atendimento à situação. Uma nova inspeção foi agendada e, após análise técnica da companhia estadual, enviada a pedido da administração municipal, foi confirmado que o pó não apresenta nenhum risco à saúde. Também foi descartada a poluição pelo minério. Durante a reunião, o representante da Tora Logística informou ao chefe do Executivo que a nova solução apresentada, a do polímero, minimizará este problema. Quando diluído na água, o produto pode ser usado para limpeza, sendo capaz de assentar o pó e impedir que ele suba e se espalhe com o vento. Os caminhões também passarão por limpezas constantes para controlar os resíduos.
Também presente na ocasião, o titular da pasta de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, ainda lembrou que a prefeitura já vinha articulando há algum tempo outra mudança importante para a população: o controle de entrada e saída de caminhões da empresa. “O transbordo de veículos levava muito congestionamento e barulho ao bairro, inclusive prejudicando a infraestrutura viária e danificando o asfalto. Após vários meses de diálogo, que inclusive antecederam os problemas ambientais, finalmente pudemos chegar a uma nova adaptação para garantir o melhor para todos, especialmente para os cidadãos”, explicou.
Sobre o assunto, a Tora Logística se comprometeu a organizar, executar e gerenciar um novo cronograma para os seus caminhões na cidade, com o objetivo de evitar o excedente de trânsito, desobstruir a estrada e retomar a tranquilidade à vizinhança. A medida é focada em mitigar os impactos e pode sofrer eventuais adaptações. A empresa ainda garantiu que fará limpeza e reparo periódico na via.
Em sua fala, Ashiuchi pontuou que a Tora também já está articulando a emissão de um novo Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e a prefeitura acompanhará toda a aplicação destas medidas propostas, para garantir que as soluções sejam funcionais e melhorem as condições de vida daqueles que vivem na Vila Monte Sion. “Agradecemos a colaboração e o diálogo próximo da Cetesb para a atenção a este problema que tanto afetava os suzanenses. Meus cumprimentos se estendem à empresa logística pela mobilização para se adequar e mitigar os problemas. Seguiremos monitorando a situação para garantir o bem-estar dos moradores”, concluiu.
O encontro contou com a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente, André Chiang; e de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. A vereadora Gerice Lione também esteve presente.