Mais de 2,3 mil pessoas serão beneficiadas pelo programa “Falando de Sustentabilidade” da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. O programa faz parte de umas das sete iniciativas estratégicas da empresa para fortalecer o relacionamento local e territorial que promove o mapeamento de organizações e entidades sociais locais para atuar em projetos que promovam o desenvolvimento social, ambiental e cultural da população de municípios de atuação da empresa. Ao todo, são sete projetos nas áreas de esporte, cultura, geração de renda e conservação do meio ambiente, a serem desenvolvidos nos municípios paulistas de Suzano, Americana, Caçapava, Capão Bonito, Guararema, Jacareí e Santa Branca, com impacto direto em 14 localidades prioritárias para a empresa e início previsto para os meses de novembro e dezembro. Todos os projetos estão conectados aos principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Esse compromisso norteia nossos projetos que se conectam diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visando gerar um impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes. Nossa trajetória de mais de 100 anos nos ensina que, ao promover ações como o programa ‘Falando de Sustentabilidade’, criamos valor não apenas para o nosso negócio, mas também para a sociedade e para o meio ambiente, construindo um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, destaca Adriano Silva Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
No município de Suzano, cerca de 900 pessoas devem ser impactadas pelo projeto AAMAE Mulher, desenvolvido em parceria com a Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (AAMAE), que formará três turmas com aproximadamente 60 mulheres em casa uma, com o objetivo de fortalecer a autoestima, autonomia financeira e empoderamento destas mulheres.
“Fortalecer a autonomia e a autoestima das mulheres é fundamental para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Com esse projeto queremos oferecer às mulheres de Suzano as ferramentas e o acolhimento necessários para transformar suas realidades e abrir novos caminhos de crescimento pessoal e financeiro”, completa Adriano.
Outras iniciativas
Nos municípios de Jacareí e Guararema, a empresa desenvolve o Avistando Suzano e Avistando Guararema, em parceria com o Instituto Suinã. O projeto, que já teve início em Jacareí, irá impactar cerca de 180 pessoas e 30 estudantes da rede estadual, em cada município, em ecoturismo e observação de aves, com o intuito de oferecer uma nova perspectiva profissional.
Em Caçapava, o “Falando de Sustentabilidade” deu início ao projeto de preparação de jovens para o mercado de trabalho em parceria com o Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos (GAMT).
Para o município de Santa Branca uma parceria com o Instituto Santa Branca (ISB), atua na promoção da inclusão e do desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes, jovens e idosos, com a participação em oficinas de música e arte, irá oferecer diversas apresentações em espaços públicos, alcançando um público de até 700 pessoas.
Em Americana, cerca 80 meninas, com idade acima de 7 anos, devem participar do projeto “Um por todos e todos por elas”, desenvolvido em parceria com a Associação Esportiva Meninas de Americana com o objetivo promover e fomentar o futebol feminino nas comunidades.
Em Capão Bonito, região do Vale do Ribeira, cerca de 30 pessoas serão impactadas pelo projeto Arte em Páginas, em parceria com o Centro Educacional Artístico Renascer.