As obras de readequação da avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66) serão finalizadas e entregues no final de agosto. A novidade foi comunicada ao prefeito Rodrigo Ashiuchi na última sexta-feira (28) em reunião com as equipes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em seu gabinete.
Na ocasião, o chefe do Poder Executivo suzanense recebeu o gerente da Unidade de Gerenciamento Regional do Alto Tietê, Leonard Camargo Freire de Almeida; o superintendente de Gestão de Empreendimentos do setor, Guilherme Machado Paixão; o coordenador de Empreendimentos da Sabesp, Celso Gonçalves Arado; o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, Samuel Oliveira, além de Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, e da assessora da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Caroline Umebayashi, para alinhar os detalhes finais das intervenções.
Nas próximas semanas, as equipes da Sabesp estarão concluindo os túneis subterrâneos e fechando os poços de visita restantes para, então, executar o processo de requalificação da via, o que inclui a pavimentação completa em cerca de um quilômetro, além de ajustes adicionais como consertos no canteiro central e nas calçadas, a repintura da sinalização horizontal e a instalação de um marco divisório entre os municípios de Suzano e Poá. Considerando todo o trabalho feito pela parceria entre a prefeitura e a concessionária, o investimento é de R$ 14 milhões.
O gerente de departamento da Sabesp ressalta que dois dos quatro poços de visita (PVs) já estão concluídos e fechados, ao passo que os dois restantes se encontram em etapa final de acabamento. “A conclusão desta obra é um sonho de décadas e, com muito esforço, finalmente estamos solucionando esta questão. Com apoio do prefeito Rodrigo Ashiuchi, intensificamos a ação e, finalmente, estamos próximos da entrega definitiva”, comentou Camargo.
Por sua vez, Galo destacou a importância da via para o trânsito da região, destacando que a SP-66 interliga Suzano à região leste de São Paulo. “Este trecho em questão é parte de uma rodovia que interliga o Alto Tietê a bairros importantes da capital, sendo ainda um ponto de acesso ao Rodoanel (Mário Covas – SP-21). Muito por isso, temos um volume grande de tráfego neste ponto que compreende as obras, então concluí-lo será um ganho inestimável”, disse.
Já o chefe da pasta de Manutenção e Serviços Urbanos comentou que o cronograma exato para execução dos trabalhos ainda será definido nos próximos dias. “Hoje nós ajustamos a ordem dos processos. A exemplo, alinhamos que a pavimentação será feita de forma integral, ou seja, esperaremos o término das obras de tubulação para garantir um asfaltamento uniforme, sem remendos ou diferenças de relevo. Mas adianto que estamos muito próximos da entrega definitiva”, postulou.
Ashiuchi relatou que a conquista é fruto de muito trabalho e persistência para finalmente sanar mais uma demanda do povo suzanense. “Ao longo dos últimos anos, nos acostumamos a solucionar causas consideradas impossíveis em todos os cantos da cidade. Contudo, mais uma vez, mostramos que o impossível passa a ser viável com muita seriedade, esforço e comprometimento, pois estamos muito próximos de concluir esta obra”, disse.
O prefeito ainda agradeceu o trabalho que a Sabesp tem feito na cidade. “Este é um verdadeiro presente para Suzano e, por isso, agradeço a parceria do gerente Leonard, do superintendente Guilherme, do coordenador Celso e de toda a Sabesp, pois encerrar este processo é mais um marco para a história da nossa querida cidade”, completou.