Home Cidades Suzano avança em governança digital com 2ª etapa do programa Gestão Sem Papel

Suzano avança em governança digital com 2ª etapa do programa Gestão Sem Papel

por Douglas Spada

Portal do Cidadão disponibiliza mais de 60 novos serviços online à população

A Secretaria de Administração de Suzano anunciou na segunda-feira (30/5) mais uma etapa do programa Gestão Sem Papel, voltado à governança digital, por meio da automatização de processos e da otimização de recursos e certificação digital do município. Depois de avançar na oferta de serviços internos e na digitalização e reciclagem de documentos, a pasta garante a oferta de mais de 60 novos serviços online à população por meio do Portal do Cidadão, que pode ser acessado pelo site www.suzano.sp.gov.br.  

O programa, lançado em agosto de 2021, já assegurou o envio de mais 30 toneladas de papel à Central de Triagem do Jardim Colorado, conforme o processo de digitalização dos sistemas internos da Prefeitura de Suzano. Ao longo dos últimos nove meses, a administração se debruçou na avaliação sistêmica, com mapeamento de processos e fluxos.  

Os avanços foram apresentados aos servidores em reunião sediada no Cineteatro Wilma Bentivegna, contando com a participação da secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, e da diretora da empresa Sonner, Larissa Tavares, especializada em sistemas integrados para a gestão pública e governos inteligentes. De acordo com a titular da pasta, o serviço buscou compreender os gargalos da operação e garantir progressos importantes para a governança digital, incluindo a oferta de novos serviços online à população. 

Neste período de nove meses, foi promovida a digitalização e otimização dos processos de 38 entidades e 98 projetos, eliminando a média anual de 25 mil folhas de papel; a avaliação da infraestrutura de Tecnologia da Informação (T.I); a ampliação do projeto com a implantação do protocolo digital; a modernização do sistema de atendimento e de documentos; a aquisição de certificados digitais; a revisão de processos e eliminação de etapas e a capacitação dos servidores e acompanhamento assistido.  

“A partir do mapeamento das etapas, conseguimos instituir uma estratégia de regulamentação dos processos de governança digital. Isso envolve a implantação de fluxos de atendimento e da certificação A1, que atua como uma identidade virtual com validade jurídica em documentos oficiais. Com isso, possibilitamos a oferta de mais serviços online, facilitando a vida da população que não precisa mais se deslocar até o Centro Unificado de Serviços (Centrus) para efetuar essas solicitações”, explicou Cintia.  

A diretora da Sonner também comentou sobre a implantação do projeto, por meio de uma equipe de trabalho que conta com representantes de cada área estratégica, com reuniões semanais. “Nosso foco é utilizar a tecnologia a favor da desburocratização, atuando na comunicação interna, no atendimento digital e nos processos administrativos”, disse Larissa.  

Segundo a secretária, a administração agora disponibiliza de uma listagem de novas solicitações que podem ser feitas digitalmente. “Com a migração para o programa ‘Gestão Sem Papel’, munícipes, sociedade civil ou qualquer interessado pode requerer serviços pelo ‘Portal do Cidadão’. Esse é um movimento contínuo e sem volta. Vamos periodicamente evoluindo e apresentando mais novidades aos servidores e à população”, completou. 

A apresentação das novas funcionalidades foi acompanhada pelo vice-prefeito Walmir Pinto e pelos secretários Itamar Viana (Planejamento e Finanças); Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação); e Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer). Também estiveram o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), César Braga.   

Serviços 

Entre os novos serviços que podem ser requeridos por meio do Portal do Cidadão, estão aqueles relacionados à administração das necrópoles; Vigilância Sanitária, como solicitação de alvará de funcionamento; alteração de licença de funcionamento; renovação de licença de funcionamento; assunção de responsável técnico; cancelamento de licença de funcionamento e baixa de responsável técnico.  

Em relação ao Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), os serviços disponíveis são: cancelamento de inscrição municipal; liberação VRE (alto risco); cancelamento NFS-e; certidão de taxa de licença correspondente ao alvará; certidão de inexistência de CCM; revisão de área; baixa de débitos; compensação de valores; prescrição e recurso.  

No setor de Obras estão disponíveis os serviços de alinhamento; assistência técnica gratuita; certidão de tombamento; rebaixamento de guia; ocupe-se e revalidação de alvará (apenas os que forem iniciados de forma física); e autorização para implantação de distribuição de canalização de gás natural.  

Na área de Cadastro Imobiliário estão as solicitações de acoplamento e desacoplamento de IPTU; isenção de IPTU; prescrição de IPTU; não lançamento de IPTU de imóveis agrícolas; cadastramento de área de IPTU; lançamento de IPTU; certidão positiva com efeito de negativa; e levantamento de número de processos em execução.  

Entre os serviços de protocolo e RH também estão solicitações de certidão de regularidade; prestação de contas; manutenção de utilidade pública; inscrição no conselho; solicitação de medicamentos; solicitações diversas; evolução funcional; gratificação por cargo de chefia; licença para acompanhamento familiar; isenção de ITBI; compensação de valores; retorno ao trabalho; solicitação de pagamento; publicidade diversas; PPP; adicional de insalubridade; adicional de periculosidade; limpeza de fossa; readaptação; declaração do empregador; levantamento de banco de horas; levantamento de banco de débitos; levantamento de banco de faltas e certidão de regularidade.  

 

Postagens relacionadas