A Prefeitura de Suzano contratou, em caráter de prevenção, 10 leitos de UTI do Hospital Previna, em Franco da Rocha. O objetivo é contar com a alternativa como reforço no combate à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o diário oficial, foram direcionados para prestação de serviços de saúde aos usuários do SUS, o valor de R$ 1.125.000,00, para disponibilização de até 10 leitos de UTI. A contratação foi feita de forma complementar e temporária, por até 90 dias, podendo ser prorrogada.
Franco da Rocha fica a 85 quilômetros de Suzano. O tempo estimado de deslocamento entre as cidades é de 1 hora e meia, caso não haja trânsito. Caso haja necessidade de utilização dos leitos, o município colocará à disposição uma ambulância com suporte avançado dedicada ao transporte de pacientes, garantindo agilidade na transferência.
Atualmente Suzano dispõe de 70 leitos intermediários e dez avançados no hospital de quarentena, 12 semi-intensivos no Pronto-Socorro Municipal (PS), dois com respiradores no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras e dez de UTI de retaguarda na Santa Casa de Misericórdia (um exclusivo para gestante), todos dedicados a pacientes diagnosticados com Covid-19. Além disso, o município tem acesso à Central Reguladora de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), gerida pelo governo do Estado, para o encaminhamento de pacientes a unidades de referência.