A Suzano, em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou uma iniciativa para promover a garantia dos direitos humanos e o trabalho decente no setor florestal. A ação visa estimular a devida diligência, a promoção de condições adequadas de trabalho. A oficialização ocorreu durante o ‘SDGs in Brazil 2024’, um dos maiores encontros de sustentabilidade corporativa do mundo, na sede da ONU em Nova York.
O objetivo da parceria é fortalecer os direitos humanos na Suzano e em sua cadeia de valor, alinhando-se aos Princípios Orientadores da ONU e à Corporate Sustainability Due Diligence Directive, uma norma europeia que exige ações concretas para garantir esses direitos. Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, ressaltou a importância da colaboração: “Essa construção com a Suzano é sólida e nasce após quase um ano de conversas, buscando mobilizar o setor empresarial para uma transformação do trabalho decente na silvicultura.”
Dentro do Pacto Global Brasil, será criado um Grupo de Trabalho Florestal para abordar desafios comuns, com foco inicial em Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. A ideia é transformar a atividade econômica local em um exemplo de sustentabilidade social.
Fernando Bertolucci, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Suzano, afirmou que a empresa já atua fortemente em direitos humanos e está comprometida em engajar mais players na agenda.
Trabalho Decente como Eixo Central
O trabalho decente é crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 8. O projeto fortalecerá as capacidades da cadeia produtiva para implementar a Devida Diligência em Direitos Humanos (DDDH), promovendo o trabalho decente e combatendo práticas como o trabalho análogo à escravidão.
Com a criação do Grupo de Trabalho, será instituído um Pacto Setorial pela Sustentabilidade Social na cadeia florestal, coordenado pelo Pacto Global e pela OIT, com liderança da Suzano. Um processo sistemático será implementado para identificar e mitigar impactos em direitos humanos na cadeia de valor da Suzano, além de um diagnóstico sobre os aspectos de direitos humanos no fornecimento de mão de obra. Regiões prioritárias serão selecionadas para ouvir os trabalhadores e oferecer remediação justa por meio do diálogo social.