Câmeras inteligentes e veículos com sistema de rastreamento estão entre os investimentos da empresa
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vem intensificando as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado de São Paulo, que surgem principalmente no período de poucas chuvas (entre os meses de junho e outubro).
Atualmente, a companhia mantém 12 câmeras de alta resolução, instaladas ao longo de suas áreas florestais no Estado e que transmitem imagens 24h por dia. As filmagens são enviadas em tempo real à Central de Monitoramento da empresa, localizada em Itapetininga (SP). O sistema conta ainda com um algoritmo de inteligência artificial que analisa continuamente as imagens e reconhece alterações indicando a presença de fumaça, além de gerar alertas automatizados em apoio ao(à) operador(a) do sistema.
A empresa também conta com mais de 600 brigadistas treinados para atuar contra o fogo e soma a essa equipe e estruturas caminhões equipados com CAF (“Compressed Air Foam”, traduzido do inglês como espuma com ar comprimido), um sistema de alta performance que usa produtos especializados com base em Líquido Gerador de Espuma (LGE), cinco vezes mais potente no combate de incêndios florestais.
Para este ano, estão previstas as instalações de seis novas câmeras nas áreas florestais. Outras ações também serão implementadas como a aquisição de cinco novos caminhões e sistemas de rastreamento de incêndios em todos os veículos da frota.
“Nosso objetivo com esses investimentos vai muito além de proteger as nossas florestas de eucalipto, também priorizamos a qualidade de vida da população e preservação da biodiversidade. Por isso, intensificamos ações de conscientização para além da unidade, nas comunidades vizinhas da empresa para a prevenção de incêndios florestais”, afirma Bruno Almeida, gerente de Silvicultura da Suzano.
Todos esses recursos e ações compõem o Programa de Proteção Florestal da Suzano (Proflor), que garante uma cobertura de aproximadamente 160.000 hectares nas regiões Sul e Oeste da Unidade Florestal em São Paulo, representando quase 60% de cobertura da área de atuação.
Floresta Viva
Para sensibilizar a população sobre os riscos gerados pelos incêndios florestais, a Suzano também realiza o Programa Floresta Viva, que disponibiliza um canal direto de comunicação com propriedades rurais vizinhas as áreas florestais da empresa para orientações, alertas e denúncias. A comunidade pode ligar gratuitamente para o número 0800 771 1418, que tem atendimento 24 horas, ou enviar mensagem via WhatsApp para o número 14 9 8828 3739.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br